"Houve justiça?"
Depois da tempestade vem a bonança. Se os dois últimos episódios o ritmo da serie estava mais lento e esclarecedor, nesse tivemos um típico exemplo que mesmo na quinta temporada, as perguntas de Lost terminam quando abrem espaço para outras.
Bom exemplo disso, foi Ben deixando confuso até mesmo nós, ao afirmar para o John que sabia que aquilo aconteceria, e mais tarde dizer o contrario para Sun, mostrando mais uma vez quão manipulador e mentiroso ele é. Só que se não bastasse, ele dessa vez bateu de frente realmente com o seu maior pesadelo, John Locke. Serio que se tem um núcleo que funciona bem nessa serie, esse núcleo envolve Locke e Ben.
Acho que a tentativa de manipulação de Ben dessa vez foi um tanto surpreendente, afinal ao jogar Ceasar contra Locke na tentativa de ganhar a confiança do mesmo, parece que dessa vez o tiro saiu pela culatra, ou melhor, em direção a Ceasar. Ainda não creio que ele esteja morto, afinal ele está na ilha e muita coisa pode acontecer, mas é fato que foi totalmente desnecessário o que foi feito por Ben.
Acho que essa temporada esta agradando tanto por mostrar cenas como a do Ben mais jovem (com a cara do Hitler), e como ele sequestrou a Alex e o que o fez cuidar e criar a menina como se fosse sua filha, a ponto de carregar consigo a culpa de te-la deixado morrer. Para mim outro ponto interessante é mostrar que na liderança dos outros Charles pelo jeito usava o nome da ilha como poder para orquestrar tudo ali. De fato a ilha não pediu para que eles eliminassem a Alex, outra que nem mesmo Charles teve coragem de matar a criança, prova que aquilo ali tudo era uma armação para Ben.
Sun e Lapidus ficaram esperando um morto aparecer para eles durante todo aquele tempo, mesmo não acreditando que Locke apareceria ? Bom, fatos a parte, o importante é ver a confiança de John ao afirmar que ele é a ajuda que ela precisa. E serio que com essa nova Sun, acho que tem tudo para dar certo essa busca pelos Losties.
Sobre o julgamento de Ben, posso dizer que foi super interessante eles mostrarem como Ben fazia para invocar o mostro, e que o que era o local onde os amigos da Rousseu entraram e que de fato aquilo ali não era o templo. Mas se afinal aquilo ali era somente um muro para esconder o tempo, seria somente pular e pronto. Fora que ao contrario da cerca, ali me parece que o mostro nem iria interferir, tanto que não interferiu na chegada deles. E com isso, será que Ben queria mesmo ser julgado, ou procurava os outros antes do julgamento, e tentaria recuperar a liderança. Dentro da sala, bem se depara entre varios simbolos (que acredito eu ele saiba muito sobre eles) e entre eles um desenho de Anubis e o mostro (black smoke). Em uma cena que enaltece o que anteriormente aconteceu com Mr. Eko, Ben teve seus piores pesadelos a tona, logo apos o mostro parece o ter deixado viver, o mesmo que foi feito com Mr. Eko, já que a smoke só o matou depois dele não aceitar pagar pelos seus pecados, ao contrario de Ben que parecia estar totalmente arrependido. Quando aparece Alex, e o mostro resolve deixar claro para Ben que dessa vez não aceitaria que ele fosse contra John, mostra como Ben estava desesperado, a ponto de tentar matar o John por duas vezes, no qual uma vez até o matou, mas a ilha mais uma vez interviu.
Curiosidades:
Uma referencia direta a Anúbis que outrora foi referida a possivelmente a estátua, que segurava o símbolo Ankh, agora aparece invocando o monstro, ou quem sabe até sendo julgada. Outro ponto curioso, é Ben dizer que eles não tem nome para aquilo, e que ele não sabe como ela é realmente, e John diz saber. Fica uma pergunta, seria essa real forma mostrada ?
Uma referencia rápida sobre Anúbis.
Anubis era um deus antigo, guiando os mortos a caminho do submundo muito antes de Osíris ter se transformado em um deus importante. Entretanto, ao ajudar Ísis a mumificar Osíris depois de sua morte, ele também se tornou o santo benfeitor dos embalsamadores.
Anubis era associado com Ma’at, a deusa da justiça. Os egípcios acreditavam que quando você morresse, você viajaria pelo Corredor dos Mortos. Lá, Anubis pesaria o seu coração contra a pluma de Ma’at, estabilizando a balança primeiro para garantir exatidão. Se o seu coração pesasse mais do que a pluma, ele seria comido pelo demônio.
Outra pergunta também levantada nesse episódio é para quem realmente Ilana trabalha, e qual seria a resposta para a charada ?
Audiência nos EUA: 8,29 milhões
Nota: 10/10
2 comentários:
Mais um episódio excelente de LOST.
Muitos fatos e revelações aconteceram neste episódio que está acima da media, as senas ligadas a BEN e LOCKE estão cada vez mais intensas e surpreendentes. Hora dramáticas, hora reveladoras se encaixando e se revelando outros mistérios. O misterioso mostro (black smoke) na sena do julgamento de BEN ( com uma ótima performance do ator) demonstra que ele está mais para agente que julga e purificador do que um simples sistema de segurança. Outro fato relevante é o de BEN ter mostrado um lado mais humano quando poupou a vida de ALEX quando bebe, e depois ele se torna um ser extremamente frio e calculista. O mesmo que BEN disse para SAYID pode ser empregado a ele. Será que BEN matou PENNY para se vingar de WIDMORE, e como LOCKE fará para ligar todos os passageiros na mesma linha do tempo?
LOST caminha pro fim mostrado que bom senso em esconder alguns fatos para o final e revelar outro que pensamos que não teriam uma explicação é a formula que da certo
Sempre achei que Ben era a favor do nazismo...matando pessoas sem se importar, ter um coração de gelo, manipulador..agora ter o corte de cabelo igual ao Hitler já é demais xD.
Esse episódio mostra que até mesmo um cara como Ben tem arrependimentos e muita coragem de encarar a morte de frente para receber as boas vindas à terra dos vivos como o novo lider John disse.
A cena do julgamento do Ben foi simplesmente incrível, agora se ele não caísse de cara no "quarto" do monstro aonde ele iria? Já que ele disse a Locke que sabia exatamente aonde ir? Well Nothing Else Matters.
Heil Ben!
"P: O que há por trás da sombra da estátua?
R: Uhhhh...What?"
Enviar um comentário