"Faraday mostrou em um episódio mais determinação em realizar algo do que a maioria dos personagens da serie."
Presumo que muitos já tinham acostumado com a ideia de "o que aconteceu, aconteceu" ficaram um tanto confuso com o que foi dito por Daniel, mas para mim ele só veio acrescentar e explicar melhor toda essa confusão que adoramos.
A cena inicial que serviu para mostrar o que aconteceu com Desmond, depois de ter levado o tiro, além de necessária, trouxe a cena Eloise, mostrando sua aproximação de Desmond e Penny, e ao que parece ela deve estar determinada a fazer com que o brotha volte mesmo a ilha.
Já na ilha, a volta de Faraday trouxe muitos pontos interessantes de serem avaliados. Como de costume do personagem prefere fazer primeiro e explicar depois. Faraday vai ao encontro do grupo, logo depois de voltar de Ann Harbor. Ao revelar a Jack que eles não pertenciam aquele lugar, me parece que Jack imediatamente acredita em Faraday por ver nele uma chance de se livrar de tudo aquilo, já ao contrario Sawyer, Juliet e Miles, estavam mesmo decididos a continuar com aquela vida.
Os flashbacks de Faraday ajudaram e muito a compreender um pouco mais do personagem, tendo sua mãe como uma guia, sabendo ela o destino que o garoto teria que seguir, e mesmo quando na formatura ela encontra com ele para para um almoço, e de presente o entrega o diário que o físico carrega, sendo esse talvez o único sinal de remorso que ela expressa pelo o que iria acontecer foram as palavras de que não importa do que ele se lembre, ela o amava, afinal como dito pelo físico, apesar de saber o que ocorreria, ela o mandou seguir seu destino mesmo assim. Alias, com o final fica claro o porque ela diz a Widmore ter feito um sacrifício maior ao pedir para Faraday aceitar o emprego, e ir para a ilha. Outro ponto interessante e conclusivo, foi ver Widmore na cena até então confusa, de Faraday chorando ao ver as imagens do acidente do Oceanic. Widmore colocou de vez um ponto final, ao dizer que foi ele quem armou tudo aquilo, e como ele também usou Faraday não só pelos seus objetivos, como também o encaminhou para seu destino.
Na ilha Faraday com seu jeito atrapalhado tentava explicar para os Losties o que se passava, e o que se passaria, e tenta-los afastar do perigo. E ele tentou de todas as maneiras. Primeiro ele foi ao encontro de Pierre, e mais uma vez em um brilhante exemplo de como essa temporada foi muito bem pensada, mostrando de vez quando foi que se passou a cena vista na season premiere. Faraday tenta convencer Pierre de evacuar todos da ilha, e tenta até mesmo usar o Miles, que mesmo negando ser filho de Pierre com certeza deixou uma duvida no ar, e Pierre deve futuramente deve mandar o seu filho e mulher para fora da ilha devido a esse acontecimento. E de inicio eu achei forçada a cena do Faraday tentando convencer a Charlotte a não voltar para ilha, mas ao ver nele o desespero para salvar todos ali, e ele dizendo que mesmo sabendo que tudo aquilo poderia não ter resultado, que ele tentaria mesmo assim, eu consegui enxergar verdade pela determinação dele em fazer algo.
E se desespero pouco é bobagem, Faraday inicia um tiroteio que sabe lá como não morreram todos ali, e ao escapar ele deixa claro para Jack que o aquilo ali é o presente deles, e que eles podem sim morrer. Ao ter referido isso Faraday também diz que por esse ser o presente deles, que eles poderiam alterar o que estava para acontecer. E ai ele abre um parênteses para paradoxos, porque se definitivamente eles alterarem algo que mexam diretamente com o passado deles, logo eles estariam mudando algo que já aconteceu. Nesse caso para que ele evite uma serie de acontecimentos, ele tentaria usar a Jughead para que a electromagnetismo proveniente da Cisne não causasse o acidente com o Oceanic 815, mas creio que assim como Sayid tentou matar Ben para impedi-lo no futuro de fazer o que fez, talvez todas essas ideias de Faraday sejam de fato o que irá provocar o acidente. Mas por outro lado temos a questão que a variável pode mesmo existir, e os autores podem ainda brincar com tudo isso, assim como fizeram com Desmond.
Quando o desesperado Faraday chega ao encontro de Richard, não só a abordagem dele é desnecessária, como também pouco conclusiva, mas afinal tudo aquilo ali tinha um propósito. Eloise sem saber atira no nosso amigo físico, e de fato não sabia que aquele era seu filho, e Faraday percebe que tudo que a Eloise tinha feito até ali, era porque ela trabalhava para que o destino fosse traçado corretamente. Mas Faraday já tinha outra opinião, tanto ao tentar desesperadamente impedir que tudo aquilo ali acontecesse, e salvar Charlotte, e sem saber toda a sua procura por uma variável estava o levando a sua constante.
Faraday sem duvidas foi um personagem excelente para a serie, e desde que vi o trio do cargueiro eu já sabia que ele era o que mais poderia acrescentar na serie. Fica agora nós fãs com as confusões deixadas pelo nosso amigo físico, e infelizmente não temos agora quem nos esclarecer mais sobre como funciona o espaço/tempo na ilha.
Curiosidades:
Esse foi o 100º episódio da serie.
Audiência nos EUA:8,81 milhões
Nota: 8,5/10