Lost - 5x15 "Follow the Leader"


"Jack, John, Sawyer, Ben, Widmore, Eloise, Jacob. Seguir qual líder afinal ?"


Se pensarmos que esse episódio é mais um daqueles que só prepara o terreno para a season finale, eu já estou pasmo antecipadamente. Isso porque se a season finale for melhor que o décimo quinto dessa temporada, eu definitivamente estarei mais que agradecido aos roteiristas da serie.

Nada melhor do que começar do ponto em que o último episódio terminou, mostrando a visão de Kate e Jack sobre o que aconteceu com o Faraday. Nessa conversa com Kate, Jack não só esta deixando na cara uma postura fé, como depois a própria Kate o compara com Locke, mas no fim nem mesmo tentando assumir essa postura ele consegue abrir mão do seu egoísmo. Ele não foi o único que caiu na ilha e viveu tudo aquilo, e ao contrario do que ele possa imaginar, o que de fato aconteceria se ele mudasse algo que não só foi relacionado ao passado dele, mas sim no de todos ali.

Logo após, me parece que Eloise começa grande parte de toda sua saga e sabedoria, a partir de seu próprio filho que não havia nascido, e que aparentemente ela estava gravida dele. Afinal como Faraday disse, aquele diário continha equações que só iriam ser descobertas anos depois, e com isso Eloise estava um passo a frente de todo conhecimento físico, e assim fica mais fácil perceber como ela era fundamental em diversos momentos ali. Outro porém é que tudo aquilo ali levou ela a crer em todo o processo temporal que ela estava envolvida, e motivada por essa razão e crença de Faraday que poderia haver uma chance de tudo aquilo mudar, ela ajuda Jack, e alias de uma maneira fria e emotiva ao mesmo tempo. Fria pelo modo que tratou os acontecimentos, e emotiva pela razão que a levava a fazer aquilo.

Já em 2007 as coisas estavam mais que interessantes. Nem poderia imaginar que esse novo Locke poderia ser tão agradável de se ver. Em uma bela cena onde Richard aparece consertando uma caravela dentro de uma garrafa, fazendo porque não uma referencia ao Black Rock, tivemos a definitiva volta de Locke junto aos Outros, e se eu achava que tudo ali seria mera enrrolação para que o careca se declarasse líder, ele não só alterou todo o processo como conseguiu surpreender mais e mais.

Todos os pontos explicados ali me deixaram com a pulga atrás da orelha, isso porque era perfeito, ou quase perfeito todo os desfechos de falas. Pois depois dos comprimentos Richard parecia bem surpreso ao ver John, mas não porque ele pensou que ele estava morto, e sim porque ele tinha desaparecido naquele momento que Ben gira a roda, mal ele sabia o que estava por vir. Bom, isso porque toda aquela cena dele encontrando Locke depois de ser atingido por Ethan ainda não tinha ocorrido, isso porque o próprio Locke iria desencadear aquele evento. Quando John pergunta a Richard se ele ainda tinha a bússola consigo, referindo se a bússola que John entrega para ele em 54, mas descobrimos que na verdade Richard só iria entregar para ele em 2007, a pedido dele mesmo. Então, quem entregou a bússola para eles, ou quem entregou a bússola para quem ? Afinal, se Richard só tinha a bússola em 2007, isso porque John que o entregaria para ele em 54, de onde essa bússola apareceu afinal ?

Bom mas antes disso, ainda tivemos um outro momento importante, pois Sun ao escutar de Ben que Richard estava na ilha a muito tempo no papel de "conselheiro" (tipo, conta outra), Sun não pensa duas vezes e ao encontro de Richard, e perguntar se ele reconhecia todos as pessoas da foto, então eis que ele diz que sim, isso porque ele os viu morrer diante de seus olhos (com lapís preto e tudo). Então, primeiro que se isso for verdade, Richard ao lado de Ben na Dharma saberia que isso aconteceu, e logo Ben também. Outra que se eles morreram perante ele, e se isso for ligado a bomba, porque ele não morreu também ? Mas por fim, acho que existe a possibilidade sim deles estarem mortos, ou parcialmente. Isso porque o morto é morto, não pode ser encarado como uma afirmação na serie. Existe também a possibilidade de Richard crer que eles tenham morrido, mas por fim eles estejam vivos. Não vejo motivos para Richard mentir naquele momento, assim como não creio que Locke não esteja intencionado em ajudar aqueles que estão em perigo.

Outra fato que achei super interessante nesse episódio foi não só a mudança de pensamento de Jack, como um novo John totalmente manipulador e dono de si. Afinal, Ben deixou claro que iria seguir John, mas óbvio que contra a vontade dele, e no primeiro momento que teve já jogou suas cartas, colocando Richard com mais duvidas sobre a liderança do John, e usando essa mesma informação para tentar colocar John com o pé atrás sobre Richard (da mesma forma que fez com Ceasar), mas ao contrario do que se podia imaginar de um John manipulável, o tiro saiu pela culatra. John em dois momentos mostrou que não esta ali por estar, ele tem um propósito, e ao confrontar Ben deixou claro o que muitos suspeitavam. Ben nunca viu Jacob. Melhor de tudo é que após ter questionado Ben, Locke deixa claro que "escuta" a ilha. Isso para mim soou como se ele fosse guiado por algo acima de Jacob na ilha, e em outro momento ele mostra isso ao dizer , ou melhor manipular Ben a respeito de sua visita coletiva a Jacob, dizendo que o mataria. Serio que Locke conseguiu fazer o mais árduo dos testes com Ben, porque agora qual seria a reação de Ben a essa atitude ? Tomar mesmo o lado de John, uma vez que ele foi ordenado a segui-lo, ou tentar um golpe contra ele alertando Richard sobre o que o John estaria prestes a fazer. Um ou outro fica pelo menos para mim claro que Locke mentiu, até mesmo quando disse não procurar respostas sobre como salvar os Losties, isso porque vê-se claramente todas as promessas por ele feita, tanto a Sun quanto a que foi feita a Jin são verdadeiras. Ele prometeu a Jin que não traria Sun de volta, e não foi por causa dele que ela voltou, e agora ele promete a ela que ira encontrar Jin, e provavelmente irá ajuda-la sim. Fora que no encontro de Sun e Locke com o Christian foi o primeiro sinal que Locke estava ajudando ela a localizar Jin.

Eu sinceramente adorei a postura de Sawyer, alias os olhares de Juliet e todas as expressões dela conseguiram transmitir tudo que se passava na cabeça dela. Por outro lado tivemos Hurley mais uma vez mega engraçado ao revelar a Pierre que era do futuro quando questionado sobre a mesma pergunta que fez a Sawyer quando descobriu que estava em 77. Mas por isso tivemos a evacuação liderada por Chang, depois de confirmar que Miles era mesmo seu filho, e que Faraday tinha dito tinha fundamento. Foi interessantíssimo ver que mesmo morto os atos do próprio Faraday que contribuiu para a saída de Charlotte, fora que de tabela Miles salvou a própria pele ao dizer a Pierre para tirar todas as mulheres e crianças da ilha.

Depois de toda peregrinação de Jack e cia, ao entrar no labirinto subterrâneo no qual os Outros enterraram a bomba, eles se depararam com a pergunta: E agora ? Bom talvez esse tenha sido o único ponto do episódio que eu de fato não gostei, isso porque primeiro Faraday disse para enterrar a bomba, e não coloca-la em um local subterrâneo e digamos um tanto aberto, e fora que se a bomba estava com um vazamento, como que eles entraram em um local no qual estariam expostos a aquela radiação ? Mas bom, como não sou expert em bombas e deixei passar, mas já a pergunta de Eloise, fica mais complicado. Pois se eles disseram que iria tirar a bomba de lá do mesmo jeito que eles a colocaram, como que eles chegam lá e dizem "e agora ?". Como dito, definitivamente , nadando com ela de lá é que não seria.

Esse foi mesmo um episódio excelente, com começo, meio e fim maravilhosos. Abriu portas para uma season finale de cair o queixo, e espero que toda essa maravilha não venha estragar o ritmo da finale, porque Follow The Leader já entra para a lista dos melhores da temporada.

Audiência nos EUA:

Nota: 10/10

Lost - Promo 5x16/17 "The Incident"


Fonte:DudeWeAreLost







1 comentários:

Unknown disse...

Lost episódio 15 da 5° temporada dá um pouco do que veremos na próxima temporada, alguns personagem marcantes deixaram a serie e outros vão retornar para o fim.
LOCKE cada vez mais misterioso é convicto de seus atos. O mais interessante de tudo é que os Losties mesmo perdidos eles se mentiam unido, porem agora eles se dividem em pequenos grupos que acreditam está fazendo o certo. Como isso tudo vai convergir para um único caminho?
A tenção neste episodio e tanta que podemos sentir isso na trilha sonora.
Coitada da JULIET, no seu caminho sempre vai ter a KATE. E a SUN que mudou de água para vinho nesta temporada. Todos os núcleos foram bem trabalhados e todas as senas bem produzida (tirando a do submarino em um CG submergindo), mas o destaque fica com LOCKE em seu momento semideus quando revela que pretende matar JACOB. Eu particularmente pensava que JACOB era o espírito de ilha. Já estou ansioso para ver o próximo episodio.

Enviar um comentário

© 2008 Por *Templates para Você*