Lost - 6x09 "Ab Aeterno"


"It wasn't your fault that I die, Ricardo."


Ótimo episódio de Lost, e nem tenho como começar descrevendo o episódio de outra maneira, pois a vontade que eu tinha era que ele fosse ainda maior, já que em si o episódio teve quase 5 minutos a mais do que o habitual, e eu queria mais. De certo que esse foi daqueles que sobressaiu aos outros por diversos motivos, inclusive pela sua narrativa ( como Flash Before Your Eyes ), e também porque dessa vez não tivemos flash sideway. E como já era previsto, Richard por ser um personagem tão misterioso da serie trouxe no seu flashback algumas perguntas a mais para a serie, mas trouxe respostas, dentre elas, o que é a ilha ? E detalhe, de uma maneira genial.

Não adianta de nada para mim fazer resumo aqui do que aconteceu, certo ? Bom vou dizer mesmo o que achei de bom, interessante.

Nescor Carbonell roubou a cena, o que seria óbvio, afinal o episódio foi focado em Richard, mas como disse "Nestor Carbonell" roubou a cena. A atuação foi ótima, e toda aquela fragilidade por ele apresentada foi sentida. O desespero, a angustia, dor era visivel, mesmo isso atrás de um pano de fundo com muito clichê. Detalhe que o mesmo recurso usado no flashback do Desmond foi usado no de Richard, e detalhe também que ambos mataram uma pessoa sem querer de maneira bem parecida. Mas funcionou, pelo menos para mim.

Nessa reta tudo pode ser mais claro, mas nós fazemos muitas vezes tempestade em copo d'água, e colocamos diversas perguntas onde só caberia uma afirmação para que a frente a imagem montada pelo quebra cabeça se tornasse mais clara. Como um mosaico no qual as vezes certas peças estão lá mas somente como um ponto de interrogação, até que ela se vira e se mostre sua verdadeira imagem.

O que disse acima refere-se a confirmação de que Richard era mesmo um escravo, e chegou na ilha no Black Rock, o que já tínhamos uma ideia, mas até então não sabíamos como, e por isso tivemos parte de sua historia apresentada anteriormente aos fatos. Outra questão como a destruição da estátua, que era um mistério, mil teorias foi explicado de maneira simples e directa. Tivemos dessa vez até a cena da estátua, com o Inimigo dizendo a Richard que o navio que fez aquele estrago, sendo esse um recurso difícil de se ver na serie.

O inimigo claramente salvou Richard com o objetivo de usar todo seu sofrimento, e manipula-lo. E ele usou o mesmo discurso de Dogen, entranho né ? Mas deixar com que Jacob falasse com ele foi uma das melhores coisas que aconteceu nessa temporada. Jacob em uma analogia fantástica nos mostrou o que de fato era a ilha. E as palavras fazem ainda mais sentido quando vemos o Inimigo (FLocke) tão desesperado para sair da ilha, e fazendo aliança até mesmo com aqueles que outrora podem ser o substituto de Jacob. Richard nessa guerra se torna peça chave, se torna o intermediário de Jacob de uma maneira um tanto interessante. Jacob não interfere nas decisões daqueles que para ali traz, mas por intermédio de Richard dita o caminho a ser seguido, tudo em seu nome. Toda aquela raiva mostrava por Ben, por acreditar ter sido manipulado, e ignorado, e que o leva a matar Jacob, na verdade era o próprio Jacob tentando não manipula-lo e por isso atribuindo suas esperanças para o que o mesmo não tonasse tal atitude.

Pelas palavras de Jacob, ele acreditava que ao chegarem ali as pessoas poderiam dar outro rumo a sua vida, e que o passado da mesma já não mais importava. Agora interessante é que o Inimigo se apegava exatamente nesse ponto para manipular as pessoas que ali chegavam. E mais uma vez tivemos uma conversa de Jacob e o seu Inimigo, e a dessa vez me pareceu que ali foi onde a guerra entre os dois realmente começou, pois foi dessa vez que Jacob também começou a mexer, e formar praticamente uma ofensiva contra o Inimigo.

Por fim tivemos a segunda redenção de Richard, mas se da primeira vez ele se viu abandonado e tentou se apoiar na proposta feita anteriormente pelo Inimigo, dessa vez parece que o recado de Jacob ele terá um motivo maior para bater de frente com Flocke. Nos momentos finais até , quando aparece o Flocke, só pude pensar que se Hurley se atrasa mais um pouco, Richard seria mais um ao lado do Inimigo. Momento Ghost- Do outro lado da vida, ou momento Ghost Wisperer ? Não sei como definir Hurley naquela cena final.


Pontos interessantes:

- O navio que aparece no episódio final da quinta temporada, é avistado por Jacob e seu Inimigo, e era dia e o tempo estava bom, e muitos crêem que por isso aquele não era o Black Rock, mas sinceramente todos nós também sabemos a força que o mar tem, seria sim completamente plausível que quando anoiteceu, com o mal tempo o navio tenha ido parar na ilha. Serio que aquilo foi um tsunami que carregou o Black Rock para o meio da ilha, e vem dizer que isso já não foi dito outras vezes em outras tantas teorias. Brincadeira a parte, onde estaria Jacob naquela hora ?

- uma arte bem interessante que apareceu após o episódio.


- O discurso de Bem e Mal levantado nesse episódio foi algo mais manipulador do que se possa imaginar, tendo o cristianismo como pano de fundo, no qual por suas crenças Richard se tornava ainda mais vulnerável, e de um lado o MIB estava usando toda a fragilidade de Richard para convence-lo que aquele ali era o inferno, enquanto por outro lado Jacob referia ao MIB como o mal que deveria ser contido. Pelo menos por agora as palavras de Jacob parecem mais coerentes, mas espero que no fim não sejamos nós os iludidos.

- Ilana tinha sua missão, mas e agora, Richard sabe ou não o que fazer ? E como parece óbvio que sim, espero que ela seja fundamental, uma vez que não seria nada interessante ela perder o sentido depois de levar os candidatos ao encontro de Richard.

1 comentários:

Yurikenshin disse...

Olá!!!

*** Illana precisa proteger os 6 que restaram. Então já é um fato de que nenhum dos outros losties poderá suceder jacob. Acho que esqueceram completamente de Rose e Bernard, pois pra mim são sim qualificadíssimos a proteger a ilha. Alguém discorda?

*** Tem coisas em Lost que estão ficando muito mal contadas, Richard depois de ter recuperado sua fé em Jacob após sua conversa com Jack, cismou de ter crise novamente... tanto é que nem mesmo o Jack acreditou quando ele começou com aquele lenga lenga de que tudo que Jacob disse era mentira.

*** "Do que você está falando?"
Traduzindo o que Jack queria dizer...
Vey cê é burro?

*** Illana mesmo após tantos imprevistos , nada é capaz de abalar sua fé em Jacob. E até mesmo eu acreditaria nele, afinal de contas ela disse exatamente o que ela teria que fazer, mesmo sendo algo que ainda dmeoraria muito para acontecer. De duas uma, ou Jacob observou muitas realidades para ter tanta certeza de que as coisas aconteceriam daquela forma ou ele está ditando a música para todos dançarem.

*** humm... não consigo deixar e pensar que o padre na realidade era Jacob ou o inimigo.

*** Onda giganesca, não?

*** Agora sabemos como a estátua foi destruída.

*** Sabemos o porquê de Richard não envelhecer.

*** Alguém reclamou de que nunca apareceu uma borboleta na série? kkkkkkkkk

*** Richard teve o mesmo problema sentimental que James teve como javali.

*** Mais do que confirmado que a blacksmoke realmente adquiri a forma das pessoas ligadas ao passado de suas vítimas. Quando Jacob afirma que aquela mulher não era Isabella. Isso já tinha ficado bem claro anteriormente, mas algumas pessoas ainda tinha dúvida sobre tal fato. um exemplo é o pai da Claire aparecer pra ela e dizer que o povo do templo tinha levado Aaron dela.

*** Essa cena em que Richard grita pelo inimigo esperando que sua voz seja ouvida me fez lembrar de algo que ainda não foi revelado. Os sussuros. Quem está sussurrando? rsrsrsr

*** Por fim mais uma pergunta ficou no ar. O que aconteceria se o inimigo saísse da ilha?

*** LOST!!!

Enviar um comentário

© 2008 Por *Templates para Você*