"Mas a única coisa que realmente importava, já estava perdida."
Se no episódio passado tivemos um gancho espetacular, esse sétimo não decepcionou e trouxe também um ótimo cliffhanger juntamente, e sei que soa como pleonasmo, mas não é o caso. Nem tinha elevado minhas expectativas nesse episódio que centraria o Ben pois os episódios focados geralmente se destacam, e nesse caso preferi abaixar a guarda, mas confesso que para minha surpresa a formula se repetiu, e esse sem dúvidas é um daqueles episódios que não saem da cabeça tão facilmente.
Com o episódio centrado em Ben, tivemos a oportunidade de acompanhar os passos do Grupo de Ilana, já que o mesmo se encontrou com ela, mas também os passos de Jack que Hurley, que no episódio passado não apareceram e isso ajudou e muito no ritmo do episódio, pois assim temos mais tempo para ver diversas situações "paralelas" ocorrendo na ilha. Uma pena que o Flocke apareceu, mas já o restante do grupo, assim como Sawyer não estiveram presentes.
Fato é que fora da ilha o flash-sideway de Ben foi muito melhor que os que até agora foram apresentados. Talvez até porque ele foi um dos mais completos até agora, pois se antes tínhamos um encontro nada casual, ou mesmo uma relação invertida entre personagens, dessa vez tivemos vários personagens que apareceram no flash de Ben e com um valor mais significativo. Não só o fato da redenção dele, pela estima que ele tinha a Alex, mas também como a relação dele com seu pai, que outra hora fora morto por ele a sangue frio, e dessa vez a relação dois fora outra, e o melhor de tudo foi poder ver a Dharma voltando a cena, e a ilha até então esquecida na realidade paralela volta a tona, e com a informação que tanto Ben quanto seu pai outrora esteve nela. Estou ainda pensando em teorias a respeito, pois certeza mesmo somente quando os roteiristas resolverem revelar, mas até lá acho que alguma coisa maluca aparece aqui.
Bom, eu já tinha levantado a hipótese de Miles se comunicar com Jacob, mas como sabemos, o dom de Miles é limitado e pelos últimos pensamentos de Jacob levantamos a questão novamente a questão sobre o Jacob não manipular as pessoas como dizem, e sim acreditar que elas irão tomar a decisão certa. Ele levou esses pensamentos até o seu fim, mesmo sabendo que Ben provavelmente iria o matar, ele depositou sua fé nele.
O método que Ilana usa para punir Ben chegou a ser engraçado, pois o tempo todo eu pensava o quanto engraçado seria se alguém, ou mesmo o próprio Ben dissesse que ele cavou a própria cova, e não deu outra. Nessa hora a questão maior foi o porque que Ilana não escutou o barulho emitido pela fumaça e muito menos percebeu a tagarelagem de Ben. Outra coisa que só ficou claro para mim somente minutos depois foi o porque de Locke não ter atacado a Ilana, o que seria muito mais fácil para o seu propósito, mas pelo jeito ele sabe que não pode mata-la, pois se não me engano o Jacob tocou ela (no bom sentido), deve ser a respeito disso que a criança que apareceu a ele estava se referindo ao dizer que ele não podia mata-lo. Por isso ele tenta usar Ben novamente para matar Ilana, mas dessa vez tivemos uma redenção dupla de Ben, ao não só se arrepender do que antes fez, como se arrepender dos erros cometidos. No episódio passado vimos Sayid fazer exatamente o oposto que Ben fez. O Flocke antes disso disse que ele estava se dirigindo a estação Hydra, e que Ilana iria atras dele, talvez ele estivesse usando Ben nesse sentido também, pois se ele falhasse em matar Ilana, o mesmo iria leva-la até o encontro dele. Agora resta saber se Ilana tem cartas na manga o suficiente para obter vantagem sobre Flocke.
O bom desse episódio como já disse anteriormente foi o fato de termos mais que dois núcleos presentes. Com a introdução de Richard na caminhada de Jack e Hurley, podemos reviver mais momentos nostálgicos de temporadas passadas, mais precisamente da primeira. Hurley mais uma vez foi o porta voz dos fãs da serie, ao perguntar diretamente a Richard se o fato dele não envelhecer era pelo fato dele viajar no tempo, e até mesmo brincar com citações a cyborg e vampiro. E se alguém tinha duvidas de como as revelações de Richard poderiam ser importantes, a primeira já por si só é um prato cheio, ou melhor, a segunda. Primeiramente ele revela que o fato dele não envelhecer devesse a um dom que Jacob o concedeu. OK! Nada tão esclarecedor a respeito, mas que muitos já imaginavam, agora o melhor ficou a cargo da informação no qual ele diz que é concedido um dom a todos aqueles tocados por Jacob. Richard nessa hora quase que repete o discurso de Ben ao confrontar Jacob, mas nesse caso se percebe que ele disse diretamente que iria compartilhar os seus propósitos com ele quando chegasse a hora, e para desespero de Richard ele recebe a noticia que Jacob esta morto e que o homem de preto agora está livre. Jack agora transita entre a fé e a razão, já que ele coloca fé no que viu para procurar uma razão para tudo aquilo que está acontecendo, ou para o qual ele está destinado. O importante é saber como essa cena é grandiosa, ao ver ambos sentado ali e cada um resgatando sua fé, e a importante deixa de Richard, que agora parece estar pronto para responder as perguntas feitas por Jack.
No final desse episódio não teve como não resgatar mais uma vez a primeira temporada. O acampamento na praia, o reencontro dos Lost com aquelas cenas em camera lenta e uma trilha excepcional (detalhe que o responsável pela trilha de Lost, Michael Giacchino, levou esse ano o Oscar pelo seu trabalho na trilha sonora da animação Up, da Pixar), e com um toque a mais do pano de fundo tivemos o cliffhanger com a chegada do Widmore na ilha, através do submarino. Bom alguns precisam sobreviver a queda de um avião, outros do seu balão, outros até de uma possível viagem entre tempos para chegar a ilha, mas Widmore não, relembra os velhos tempos e chega calmamente em seu submarino.
Outros pontos interessantes:
- Bom por enquanto só consigo focar nas palavras de Richard que me fizeram voltar na ultima temporada onde 2 dos tocados por Jacob tentaram suicídio e foram mal sucedidos. Primeiro John, que ao tentar suicídio foi interrompido por Ben, mas o mesmo terminou o trabalho. Já Jack ao jogar a bomba dentro no buraco para ativa-la, não teve sucesso, e por isso a mesma não explodiu, e coube a Juliet a terminar o trabalho.
-O pessoal está dizendo que esse foi o motivo que o pessoal sobreviveu a queda do avião, mas não pode ser. Uma vez que Artz se explodiu ao segurar aquela dinamite e vemos claramente que Richard manipula a bomba com a certeza que ela não irá explodir, e Artz foi um sobrevivente. Já Hurley só foi tocado por Jacob ao meu ver, depois que saiu da ilha, então ele já tinha sobrevivido a primeira queda.
Bom pessoal, eu vou atualizando com o tempo minhas viagens a respeito desse episódio que deu muito o que falar.
2 comentários:
Poderia apenas comentar que LOST é LOST...
*** Alguém observou quando Linus está a caminho do diretor Reynalds tem um cara numa escada e está consertando algo. Deram um pouco de enfase naquilo, tanto é que ele pasa por tras do Linus e do diretor e ainda com um "ponto" no ouvido, mas não me lembro dele antes na série.
*** Ao entrar na sala do diretor tem um quadro que me lembra bastante a ilha. =]
*** Quem diria Locke indicar Linus como substitudo.
Eu diria que é ironia do destino. Se destino não fosse algo tão sério na ilha...
*** Lar doce lar... Beach!!!
*** Ben sempre soube mentir tão bem, mas dessa vez foi péssima sua tentativa de persuadir Illana.
*** Esse flashside foi o único até então com fatos importantes. Em uam conversa entre Jack e Dogen, o mesmo explica que tudo tem uma opção e e´sempre você quem decide. Linus fez boas escolhas no seu flashside, completamente contraditórias as da ilha. O carinho que ele tem por Alex realmente é algo admirável. Mais uma vez contrariando a um grande debate na série que é a questão sobre o relacionamento entre pais e filhos.
*** A dica da grande cena desse episódio foi dada quando Linus revista uma das tendas na ilha e ao chão podemos ver um livro cujo título é "A Escolha".
*** Por que todos ficam surpresos qando Hurley diz que conversa com Jacob? HeuaEhuaheaUHEUHEAU
*** "Eu te aceitarei."
*** Quem quer apostar comigo que a balança voltou ao equilíbrio no final desse episódio? A força Jacob se fortaleceu tudo de acordo com os planos de Jacob.
*** Vitórias.
*** A fé de Jack!
*** A rendenção de Linus.
*** A capacidade da Illana ao dar uma segunda chance a Linus.
*** O retorno de Richard para a luz.
*** E a união de Richard ao grupo de Jack e o grupo solitário da Illana, e ainda tem o Linus.
Pois é, nas duas realidades a figura de John oferece apoio a Ben em tomar o poder, e em ambas ele toma uma decisão contraria. Muito bem observado já que com tanta coisa acabei por passar despercebido por isso.
Enviar um comentário