Lost - 6x05 "Lighthouse"


"Você tem o que é preciso!"


Lost mais uma vez abriu espaço para sua mitologia, e pelo jeito a medida que eles caminham tudo fica mais claramente complicado. Talvez o fato de tantas teorias fazem com que a cada resposta dada, outras dez apareçam, e em um episódio que apresenta mais perguntas do que resposta isso se torna cada vez mais arrastado, mas nem por isso menos interessante.

Eu fiquei o tempo inteiro ansioso para saber onde Hurley levaria o Jack, e isso ditou bem o ritmo desse episódio para mim. Se antes eu achava que a dinâmica estava falha, nesse episódio tivemos mais núcleos, e com isso visualizamos mais situações, fazendo desse um episódio com mais "ganchos". Tivemos momentos nostálgicos, assim como diversos aspectos, e questões antes levantadas, que se tornaram claras, ou menos embaciada.

No flash sideway centrado em Jack temos de início uma curiosa cena em que mostra que Jack teve seu apêndice tirado quando tinha por volta de 7 a 8 anos, o que pode ser uma dica, já que ele na ilha teve que passar por esse procedimento o que por hora é mais uma coincidência. Logo então fomos apresentados a David, filho de Jack nessa realidade, e o fato mais revelador do flash sideway de Jack talvez tenha vindo cedo demais, embora que ao mesmo tempo foi algo bem explorado. Os problemas entre pai e filhos, tema constante na serie mais uma vez vem a tona e revela um Jack diferente como pai. Um pai que procura a qualquer forma se aproximar do filho e não fazer as mesmas exigências feitas a ele, para que isso não se tornasse um trauma para o garoto. Como as cenas desses flashs foram curtas, e o que ajudou bastante, ainda não tivemos a revelação de quem é a mãe de David, se encontrarão o corpo de Christian, e se o fato de Dogen ter aparecido ali foi mais um empurrão do destino, ou que algo maior está por vir.

Curto muito essas cenas entre Jacob e Hugo, pois o Dude quebra muito o clima de seriedade da serie em momentos de extrema importância. Ele encarando o Dogen com a ajuda de Jacob, e levando um recadinho para Jack sem antes soltar pérolas como se referir a Jacob com Obi wan, foi sensacional. O engraçado que ele também foi responsável pelas citações nostálgicas do episódio. Ao caminhar com Jack pela floresta, ele relembra de momentos que acompanhamos na primeira temporada, passando pela caverna onde encontram "Adão" e "Eva", no qual o Dude especula que poderiam ser uns deles, aqueles cadáveres ali presente, algo discutido por dez em cada dez fãs da serie. E ao encontrarem um local não antes visto, no caso o Farol, e questionado por Jack sobre o porque deles nunca terem o visto antes, ele somente responde dizendo que "provavelmente nos nunca o procuramos", o que de fato revela que muitos mistérios na ilha para serem concluídos precisem de peças que ainda não nos foram apresentadas. Por um momento pensei que Jack estava ali somente para dar um chute naquela porta, mas o garoto enxaqueca fez mais que isso, destruindo a TV de Jacob que contava com vários canais, alias a programação era estilo BBB no qual ele ia eliminando o pessoal até eleger o líder pelo jeito.

Deu muita dó do Jin nesse episódio, afinal ferido, só pode presenciar a loucura de Claire. Entretanto, tirando o disse e não disse, o mais importante ficou pelo gancho final com a aparição do Inimigo, afinal mesmo que todos já suspeitassem que seria ele o amigo, quando ela menciona que seu pai e um amigo estaria juntamente com ela, a cena foi ótima até mesmo pela expressão do Inimigo ao ver Jin. Agora se Jin é o candidato na lista de Jacob, cada vez fica mais fácil do Inimigo avançar com seu plano. Eu por exemplo creio que seja o Jin a principio, uma vez que todos os outros são homens, e a representação de Jacob atual também.

Pontos importantes a ressaltar:

- Quem irá chegar a ilha e Jacob precisa encontrar ?
- David, o nome de filho do Jack é mais um com origem bíblica.
- Jacob pede a Hurley para se dizer um candidato, e o que antes era uma fala somente do Inimigo agora se concretiza com Jacob, mas como em Lost tudo pode ter outro significado, eu também acredito que isso pode ser uma grande mentira pregada por Jacob, que parece controlar tudo de uma maneira bem controversa, pois ao meu ver ele deposita confiança nos atos dos Losties, e acredita que cedo ou tarde eles irão fazer a coisa certa.
- Será que teremos uma chance de ver o que há por através dos espelhos do farol na coordenada 108 ? Damn it Jack!
- Bom a participação de Kate foi tão dispensável como o episódio centrado nela.
- O livro que David está lendo, Alice in Wonderland, faz referência direta a esse episódio. Em outro livro também já mencionado em Lost Through the Looking Glass, Alice ao olhar para um espelho vê um outro mundo, o que é bem interessante, se pensarmos que através desse espelho do Farol, Jacob pode ver o que acontecia na realidade paralela, e não apenas na realidade "original", ou a que acompanhamos desde o inicio da serie.



2 comentários:

Jonathan Sc!LenCe.! disse...

Opa..Estou interrompendo?

Bem curti muito esse episódio, não pelos flashs que ocorrem nele mas sim pela objetividade que se desenrola como um todo.
Hugo pegou o papel principal como portavoz de Jacob e como já citado consegue quebrar a tensão com as piadinhas de sempre.
Jack (chorão como sempre) só avacalha, e acho que só o Jacob mesmo pra ver algo útil nele. Pirei na cena do farol qdo vários nomes riscados se encontram e o do Jack está lá em negrito e caixa alta xD (assim como o do Sayid, mas pode ser paranóia minha).

Claire por sua vez é a mais nova psicopata da ilha, agora...será que o inimigo está usando a disculpa para achar o filho dela no templo ou Aaron é realmente mais uma peçã chave? Como era discutido antes. Lost é Lost.

Obs:

Rousseau perdeu Alex e ficou doida.
Claire perdeu Aaron e ficou doida
Swayer perdeu Juliet e?

Yurikenshin disse...

Estive pensando numa coisa muito intrigante... No início desse capítulo vemos uma foto de jack seu pai e sua mãe, jack de preto e seu pai de branco, mais uma vez o bem e o mal. Mas peraí, Clarie disse que não estava sozinha. Estava com seu pai e um amigo. Então Christian esta trabalhando para o inimigo? Claro que sim... quando Sun volta pra ilha ele diz a ela que deve esperar por John Locke na casa do Ben, para que ele possa levá-la até seu marido. Por que Christian fez com que Michael ajudasse as pessoas no navio tempo suficiente para que os principais losties saissem da ilha? Qual o interesse do inimigo nisso? Todo. Afinal ele quer mais do que ninguem sair da ilha. Então ver algumas pessoas conseguindo deixar aquele lugar seria algo como uma esperança para ele de que tem como sair dali. Ou seria apenas uma forma de ir contra os princípios de Jacob? Demonstrando que os seus candidatos não queriam ficar na ilha. Que eles não eram tão bons quanto Jacob pensava.

Nossa prefiro falar da mãee do jack do que do apêndice dele. Que mulher chata, só aparece pra demonstrar o quão amargurada ela é. Deve ser por isso que Christian procurou por outra mulher.

Hum, pelo visto até mesmo Jacob ficou um pouco intrigado com a escuridão que se apoderou da água naquela piscina da ressureição. hehehe... Mas certamente Jacob tem a resposta da causa daquele acontecimento.

"- Será que teremos uma chance de ver o que há por através dos espelhos do farol na coordenada 108 ? Damn it Jack!"
Não consiguirei chegar até o fim do meu comentário pára responder a esse questionamento. O fato da descoberta do farol logicamente ofuscou e muito pequenos detalhes das outras temporadas, mas se querem saber a resposta é só pensarem no brotha que ficou 3 anos aprisionado a esse número 108... ou não era esse mesmo o tempo em que deveria apertar o maldito botão do computador da cisne?
rsrsrs...

Fiquei feliz quando jacob finalmente teve a certeza de que poderia confiar em Hurley pra qualquer coisa. Se muitos papéis serão tomados aposto que Hurley não irá mais envelhecer!

Será que alguém percebeu? mas Hurley usou com Jack o mesmo truque com Sawyer quando inventou que os losties estavam votando para banir Sawyer ou não da praia... hehehe..

Jack e Hurley não estão dentro das leis do tempo? Como podem chegar tão rápido até as cavernas? ¬¬

Que bom Lost mostrar mais um pouco sobre mitologia, esse espelho foi fodástico. Mesmo a cena tomando toda atenção para o espelho e a fúria do Jack ao quebrar o mesmo, talvez tenha passado despercebido que por fim Jack passou a acreditar em 2 duas coisas, na existência de Jacob e em fatos que a razão não pode explicar.
Esqueci de dizer que no centro da engenhoca de Jacob haviam cinzas.

Muito bom o capítulo e espero o próximo...

CYA!

Enviar um comentário

© 2008 Por *Templates para Você*