"Não me diga o que eu não posso fazer"
Pronto, chegou a hora de encarar a realidade. E nós temos três opções. Um, é não fazer nada e ver no que vai dar. Dois, é proteger a serie, apesar de não ter nada para proteger. Três, é simplesmente abandonar e deixar a serie para quem quer assisti-la. A verdade é que não temos mais o que fazer, afinal temos mesmo é que esperar para ver até onde vai dar, mas certo é que muitos já começam a criticar negativamente a serie. Se o episódio passado teve a reprovação da maioria, esse quarto episódio já dividiu bem as opiniões. Eu particularmente gostei, mas já tivemos melhores momentos quanto o assunto foi "revelação".
Pra mim o que mais me preocupa é a quantidade de perguntas que precede as respostas. O que sempre foi magnifico em Lost, agora talvez já não tenha mais espaço na serie. Afinal se olharmos esse episódio como se não fosse um episódio de ultima temporada ele seria muito mais elogiado do que duramente criticado como vem sendo. Os iniciais flashs-sideways que foram brilhantemente apresentados, tornam-se agora algo bem mais delicado. Afinal, já tivemos muitos flashs em temporadas passadas para analisarmos a personalidade dos Losties, e quando isso não acrescenta muito mais do que meros encontros e desencontros, que também já foram explorados, tornam-se desnecessários. Contudo, essa palavra pode pesar muito quando vemos algo bem feito, mas não tão interessante como o que acontece na ilha. Se os produtores/roteiristas querem explorar os personagens e não só os mistérios da ilha, ficaria a cargo dos flashs-sideways roubar esse espaço, mas como já disse, a essa altura se isso não for um fator de extrema importância para a serie, acarretará em um grande desgosto, embora até o momento seja ainda cedo para criticar, mas em breve já será tarde.
Se no episódio passado tivemos o núcleo Locke fora do foco, dessa vez quem ficou de fora foi o pessoal do templo, que sequer apareceu. Talvez esse ritmo de núcleos isolados que tenha diminuído o ritmo desses episódios em relação aos dois primeiros.
A ótima sequência inicial, com o monstro de fumaça fazendo um tour e depois se materializando em Locke, ao derradeiro impacto de ver um garoto até agora desconhecido, em uma aparição mais que suspeita, tanto que Richard não consegue vê-lo, deram ao episódio um ar bem intenso, e isso eu gostaria que acontecesse até o fim, mas é uma pena que as sequências paralelas ocuparam imenso tempo. Digo isso porque foi a partir dessa visão que comecei a ver o fake Locke com outros olhos. Afinal, porque ele ficou tão surpreso e temeroso ao ver a criança ? Parece que por mais confiança que ele tenha, o medo de que seu plano não funcione começa a surgir. Tanto que ao rever o garoto, o desespero dele é tão aparente que ele revive uma frase clássica de Locke da primeira temporada, "Não me diga o que eu não posso fazer". Ou melhor, o dizer de Sawyer que esse era um Locke diferente daquele que sempre estava com medo, não era 100% verdade, pois pelas palavras do fake Locke, ele foi uma vez um homem livre e com sentimentos humanos, e se deparar com um possível fracasso demonstrou um fake Locke também diferente do que vemos até agora.
Por fim e não menos importante tivemos a relação (e não revelação) a respeito dos famosos números. 4 - Locke, 8 - Reyes, 15 - Ford, 16 - Jarrah, 23 - Shephard, 42 - Kwon. De acordo com o fake Locke os números relacionados ao Losties são apenas uma fixação de Jacob por números, o que sinceramente seria muito melhor nem ter sido comentado, alias, era melhor nem Sawyer ter perguntado para não ouvir-mos uma resposta tão cretina. E foi nessa grande revelação, com hype até mesmo do até então antagonista dizendo ser a resposta para a pergunta mais importante do mundo, que o pessoal dividiu de vez opiniões. Eu gostei do que vi, talvez se ao escreverem o episodio eles tivessem tirado o hype, e a desculpa esfarrapada, soaria melhor. Talvez até se aquele jogo das três escolhas tivesse sido eliminado, e um melhor argumento fosse colocado seria muito mais interessante, pois pelo menos para mim tudo era muito mais magico até o momento que vemos os números e os nomes nas paredes e teto da caverna. Não foi nada genial essa sucessão de Jacob, mas foi algo que todos comentaram durante as cinco temporadas de Lost, no qual sempre tentavam relacionar o Jacob a um dos Losties, ou mesmo um deles a sucessor, e quando isso é mostrado como algo real tudo parece se tornar sem sentido. Quando obtivemos a resposta para a queda do voo 815 na ilha, muitos acharam ruim, e outros como eu continuaram a acreditar que alem de tudo aquilo a queda do avião não foi mero acidente, o que por sua vez ficou mais que claro nesse episodio, e não só que as conversas sobre lista de Jacob eram mentiras, o que apesar de serem simples respostas, continuam no contexto da historia. E se tivemos uma vez Ben, um antagonista se dizendo fazer parte dos "mocinhos", porque dessa vez acreditaríamos em tudo o que o fake Locke diz.
Outros pontos a destacar.
- Até então o garoto desconhecido que muitos acreditam ser o próprio Jacob, se refere ao mesmo na terceira pessoa, logo seria ele outra pessoa ou mesmo uma terceira entidade na ilha. Muitos acreditam que possa ser Aaron, apesar da diferença de idade.
- Illana recolhe as cinzas de Jacob, o que para mim reforça a teoria de que seria cinzas humanas as usadas para se proteger do monstro de fumaça. Se é que podemos chamar o Jacob de humano.
- Quanto tempo se passou para que eles conseguissem levar o corpo Locke da estátua até o antigo acampamento dos Losties, uma vez que parece ter passado somente algumas horas, sendo que eles demoraram meses até um deles verem o local.
- Nem enterro digno Locke teve, e por duas vezes. Poor John Locke.
- A cena que Sawyer revive momentos da terceira temporada, ao citar mais uma vez um trecho do livro "Ratos e Homens", apesar de clichê, foi narrada de maneira fantástica ao meu ver.
- Richard pelo jeito não terá uma segunda chance se deparar com o monstro de fumaça, e apesar de não saber a resposta para as perguntas do fake Locke, ele com certeza sabe muita coisa, uma vez que mesmo com a oportunidade de ter respostas ele se virou contra o Inimigo de Jacob. E pelo jeito Richard até o momento acreditava que Locke seria indicado a novo líder dos Outros, e não o posto do próprio Jacob.
- o Inimigo disse a Richard que escolheu Locke dentre todos eles, porque ele iria dá-lo acesso ao Jacob, mas fora isso temos um vasto conhecimento sobre as ações de Locke que nos mostra que dentre todos da lista, ele é o que mais facilmente é manipulado.
- AHHH e por favor, digam o nome desse fake Locke logo para facilitar o meu review, porque tem hora que quero escrever flocke, ou f-locke, ou falso Locke, etc...
2 comentários:
Momentos importantes...
Locke em sua banheira tomando algo numa xícara preta e branca. Desde a primeira temporada os escritores estão sempre citando essa divisão entre o bem e o mal, desde o jogo de gamão a essa bendita xícara.
Sinceramente, fiquei muito feliz quando Jack entregou seu cartão ao John, logo, imaginei que num possível flash side Jack "consertaria" as coisa para John.
Quem aqui já ouviu falar que amor e que nem grama? Você planta, rega, ve tudo crescendo lindo e verde, aí vem uma vaca e come tudo!! Foi isso que os escritores fizeram. Simplesmente, deixaram a entender que Jack faria a cirurgia em Locke, mas aí me aparece essa loca rasgando o cartão. ¬¬"
Blacksmoke dando uma voltinha na ilha foi uma cena muito boa de se ver. Oh pobre James, um coração vazio, um homem com raiva. Um ótimo seguidor , creio eu.
"Raramente as pessoas tem uma segunda chance."
O único que aparentemente teve essa segunda chance dada pela BlackSmoke foi somente o Ben. Alias, ele nem teve uma segunda chance só não mnorreu pelo fato do Falso Lock precisar de sua ajuda com Jacob.
Lembrando a primeira aparição do "inimigo" conversando com Jacob, ele disse que as pessoas sempre são iguais, sempre destorem, matam as pessoas e por isso já tem um pensamento sobre os humanos.Pensamento esse confirmado na conversa entre o falso Lock e Richard. Já jacob sempre dá uma chance as pessoas , pois, acredita que elas podem mudar, que elas podem se redimir.
A aparição desse garoto loiro com os braços vermelhos de sangue, me fez lembrar do enterro de Mr.Eko, onde a luz do Sol só batia onde ele estava enterrado (hehehehe). Certamente que o sangue foi só uma forma de indicar que o sangue de Richard não poderia ser derramado, mas pelo visto o falso Locke quer ir de encontro com a sua casa sem se importar com as regras.
Quem será esse garoto?!
Eu aposto que seja o Aaron.
Quanto as cinzas, concordo com meu caro amigo Swat de que sejam mesmo de corpos humanos.
"Anime-se as coisas darão certo" numa frase relamente animadora. Apesar que logo na cena seguinte o corpo de Locke começa a apodrecer.
Hummmm, muito interessante. Na segunda aparição do garoto loiro, reparem que seus braços já não estão mais sujos de sangue. Sinto que o falso Locke tem um certo medo do garoto.. rsrsrs, mas será que isso o impedirá? Acho que não, até mesmo Richard está extremamente assustado com a presença do falso Locke.
Que foto estranhíssima é essa ao lado de Rose ao se apresentar ao Locke?
Acho que a única pessoa que Ben já respeitou e irá respeitar em toda sua miserável vida, será John Locke. O arrependimento parece ser verdadeiro.
Pelo visto Jacob gostava mesmo das fases secretas da ilha. AUehaUheuh. Cada lugar!
Então Ben também estaria fora da ilha num flash side.
42-Kwon. "Não sei se é Sun ou Jin".
O contraste de pensamento é visível aqui. Já que Jacob via Sun e Jin como um só um amor indestrutível.
OH my God. bad Numbers. Fico imaginado como Hurley reagiria se entrasse naquela caveras e desse de cara com todos aqueles números e os nomes de seus amigos relacionados a eles. heheheh...
Lost!
Episódio mediano. Mas em comparação ao que que kate não fez tá ótimo. Coitada, absolutamente nada de interessante naquele capítulo.
Até o próximo.
"Que foto estranhíssima é essa ao lado de Rose ao se apresentar ao Locke?"
Pois é, o quadro ao lado da Rose parece fazer uma referencia a ilha, mas como ele é horrível de mal feito que sinceramente nem reparei, apesar de nunca querer ter um quadro como aquele, acho que o fato de ter aparecido em Lost me tornaria a pessoa mais chata do universo se ele estivesse pendurado na sala da minha casa.
Já a foto ao lado do Locke lembra e muito o Des, mas com outra mulher. Bom, por enquanto vamos deixar isso somente como algo "estranhíssimo" mesmo.
Para quem ainda tenta identificar os sobrenomes na parede, pode reduzir o trabalho visitando o site criado com a relação daqueles que tem ou não o nome riscado na "lista" de Jacob. (Comecei a cogitar também a possibilidade daquela não ser a lista de Jacob, e sim do Inimigo).
http://www.olivierlacan.com/projects/lostintime/numbers/
Enviar um comentário