Lost - 6x01/02 "LA X"


"I have to tell you something, it's really really important..."


Um grande começo, para um grande encerramento. Lost consegue mesmo fazer qualquer fã ficar pasmo ao assistir episódios como esse. A serie em sua reta final, conseguiu trazer mais perguntas do que resposta, e o que para muitos é uma preocupação, para mim é algo sem igual. Os roteiristas da serie brincam quando o assunto é inovar na serie, pois se não bastasse os flashbacks tipicos do inicio da temporada, a serie trouxe a tona o flashforward, depois pisou nas proibidas terras da viagem no tempo de maneira espetacular, e agora... bom e agora vamos para o que interessa.

A pergunta que não quer se calar, deu ou não deu certo o plano de explodir a bomba ? Dessa vez, mergulhamos na nova etapa da serie, os que alguns já chamam de "flash if", ou direto de realidade alternativa. Lembro bem quando li matérias com os produtores da serie afirmando que Lost não iria trabalhar com esse tipo de temática, mas os mesmos também disseram que não haveriam viagens no tempo na serie, mas quando o mesmo aconteceu que as viagens ali apresentadas não causariam nenhum tipo de realidade alternativa, pois cada momento da viagem era como se a linha do tempo fosse um disco de vinil, e o mesmo estivesse arranhado, como explicado por Faraday na quinta temporada. Certo é que fomos apresentados a essa nova narrativa, no qual em um lado temos o grupo na ilha, de volta a 2007, na mesma época que Ben e Sun estão, como se pode confirmar no final do segundo episódio, com Richard e cia vêem o sinalizador lançado pelos verdadeiros "Outros", e por outro lado temos os Losties seguindo viagem normalmente, e chegando a Los Angeles (LAX).

Mesmo que eles não se lembre do que ocorreu, tivemos diversos indícios de que toda essa historia do voo ainda terá uma reviravolta enorme. Pra começar a imagem da ilha submersa está na minha cabeça até agora, foram a marca no pescoço de Jack, a aparição de Desdmond no avião, e o sumiço do próprio, e o desaparecimento do corpo do Christian, o defunto mais problemático da historia das series. Importante ressaltar que todos esses indícios partiram de algo diretamente ligados ao Jack.

Ver Hurley se dizendo ser um cara de muita sorte poderia ser um belo furo, pois ele até então ainda acreditava estar amaldiçoado, mas ao mesmo tempo é interessante ver que Sawyer está ali já com a mira no próximo alvo, fora a representação da natureza dos personagens antes de caírem na ilha. Jack ainda agarrado a razão, o Locke e sua crença, visto no dialogo em que Jack diz acreditar que nada é irreversível, alias Jack durante todo o episódio Jack se sentia confuso com o que estava acontecendo, como se fosse um deja vu.

Sun foi uma personagem que evoluiu muito, e ao vermos novamente aquela Sun amedrontada chega a ser repulsivo. Mesmo com a clara evidencia que Jin estava disposto a fugir com ela, Sun preferiu evitar que Jin soubesse que a verdade.

Kate e sua eterna fuga, Charlie e seu vicio, Bernard que provavelmente voltava feliz acreditando que Rose tinha sido curada, Claire que provavelmente estaria indo ao encontro do suposto casal para adoção de Aaron, e Sayid ao encontro de sua amada.

Enquanto o que vimos na ilha é algo bem mais assustador para os Losties, que se deparam com um plano falho até então. Se por um lado tinha Juliet e Sayid dividindo a atenção de seus ultimos suspiros. Certo é que Sayid foi presenteado com a escolha de Jacob que em seu nome conseguiu que Hurley e seu grupo ajudasse nosso amigo Iraquiano, mas por outro lado a nossa enigmática e brilhante Juliet não teve a mesma sorte, mas morreu nos braços de seu amado, embora não antes de deixar a informação de que "funcionou", o que no caso refere-se ao plano, afinal o que mais seria.

Hurley agora se tornou definitivamente aquele que merece atenção dobrada. Foi demais a cena inicial de Hurley e Jacob, afinal já não resta duvidas que Jacob já envolvia a sua morte para a continuação de seu plano, e é ai que Hurley se torna fundamental, fora que é muito bom ver a forma serena e excêntrica que Jacob age, enquanto o lado cômico de Hurley quebra um pouco do gelo.

Tivemos finalmente a visão do templo, e nada mais era do que uma pirâmide, reforçando ainda mais os traços egípcios da serie. E lá que fomos apresentados aos verdadeiros outros, que são uma espécie de hiipies armados. Descalços, com roupas rústicas, colares, e até alguns com turbantes tivemos uma imagem parecida com a dos outros da primeira temporada. Cindy reaparece, e mesmo a confirmação dela não bastou, mas o Hurley salvou o dia e ao dar uma resposta abriu pergunta para outra, afinal descobrimos o que estava dentro do estojo, mas afinal o que estava escrito naquele papel além dos nomes de Jack, Hurley, Kate, Jin e Saiyd. Provavelmente também tinha os nomes de Sawyer e Milles, já que os outros foram ao encontro deles.

Tivemos a confirmação de que o falso Locke/Inimigo é mesmo a black smoke, em uma cena pra lá de arrebatadora, no qual tivemos Ben mais assustado do que quando Sayid quase meteu uma bala em sua cabeça. E nessa mais um personagem se foi, o Bram não passou de mais uma barreira que o Jacob perdeu na luta contra seu inimigo.

Richard ainda teve a chance de encarar frente a frente o Inimigo, e não foi a primeira vez, tanto que impediu os outros de atirarem em John uma vez que ele sabia que aquilo ali não iria funcionar o que só acarretaria em mais mortes. Mas quando parece que o plano de Jacob está indo por água abaixo, eis que Sayid volta a vida, literalmente, e fecha o episódio com a pergunta que está na cabeça de todos: - O que aconteceu ?

Pontos interessantes a ressaltar:

- Boone diz a John que ficaria ao lado dele caso algum acidente com o avião.
- Charlie foi salvo por Jack, mas será que o universo irá arrastar Charlie para a morte brevemente, e será que ele escapará ?
- Como já dito acima, os produtores da serie voltaram a falar a respeito do assundo de realidades e apontaram a tematica usada na sexta temporada como realidade paralela, ou flash sideway. E fica a duvida se essas realidade parapelas irão se chocar em algum momento, qual é a relação entre elas, entre diversas outras perguntas.
- Na cena em que mostra a ilha submersa os roteiristas deram algumas dicas a respeito do acontecimento, afinal a ilha não afundou no momento da explossão, pois o acampamento Dharma, assim como o tubarão com o logo da mesma pode ser visto, então resta saber quando isso aconteceu.
- Ao contrario do que disse no review, apesar do universo parecer agir para ajeitar o destino dos Losties, algumas historias tiveram o seu papel invertido, ou não, como é o caso do Hurley que agora se acha sortudo, o Locke afirmando ter feito o Walkbout, a inversão de sentimentos de Rose e Jack durante a turbulência, e Shanon ter decido ficar na Australia. Fora que podemos ser apresentados a outras mudanças, pois pouco foi mostrado de Sayid, e Claire.
- O nome do episódio já indica o que vemos nele, sendo LA a realidade em que eles pousam em Los Angeles, e X como sendo a ilha. Fazendo um trocadilho com o LAX que é a sigla designada ao aeroposto de Los Angeles.
Em breve mais repercussão.


Audiência nos EUA: 12.08 milhões[5.6/15](ABC) Lost (6x01/02)(21h-23h)[Season Premiere]
[Rat/Sha] = [Rating/Share: Adults 18-49]








3 comentários:

Geloso disse...

Ótimo episódio... impressionante!
Posso estar enganado mas, eu acho - e já até li em outros lugares opiniões parecidas - que está sendo usada no Lost a teoria do "Universo Tangente". Uma outra realidade é criada devido algum distúrbio, mas essa nova realidade tende a se tornar a realidade primária (vide Donnie Darko).

Só sei que tá foda demais!

Yurikenshin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Yurikenshin disse...

Excelente!

Lost é Lost... e dispensa qualquer comentário.
Inclusive o meu? Dude!
Vou levantar aqui os pontos mais interessantes dos episódios.

Aquele sangramento no pescoço do Jack. Qual o motivo?
Procurei alguma ligação com o Episódio Pilot com o mesmo tempo e nenhuma ligação.

O que Desmond fazia no avião da Oceanic 815?
Obviamente ele sabe o que aconteceu, pois, quando os losties chegaram na ilha, ele já estava lá fazia 3 anos.
Então não teria como ele estar naquele voô. Alguém discorda?

Hum.. então a ilha está submersa. Seria a última tentativa de Jacob e salvar a ilha? Trazendo os losties para a ilha?

Por que Ben insiste em continuar mentindo? Mesmo após ver o corpo de John jogado na areia, como ele consegue ocultar a verdade mesmo colocando todos, inclusive ele em perigo?
Talvez, porque ele saiba muito mais do que todos imaginam. Estaria ele esperando outra purgação (incluindo Jacob e seu Rival) para ter o controle de tudo?

Se os guarda costas de jacob sabiam a função das cinzas, poe quê não usar em torno da estátua antes de entrarem? jesus amado!
Pelo menos serviu pra explicar uma coisa e abrir brecha para outras perguntas. Primeiro, explicou que Jacob se protegia com as cinzas ao redor da cabana. Mas deixou as seguintes perguntas:
Jacob protegia ele mesmo ou a cabana?
Seria a cabana um dos meios de voltar para "casa"?
O templo dos outros seria outro meio de voltar?
Por que dentre os objetos que Richard levara até John quando pequeno estava um frasco cheio daquelas cinzas?
Cada objeto significava uma função dentro da ilha?

Faremos agora uma pequena pausa para desabafar e xingar o máximo que pudermos pela covardia dos criadores de LOST, por nos fazer sofrer duas vezes com a morte de Juliet.
Mas antes de morrer a mente de Juliet fez algumas viagens no tempo. Tanto para o passado quanto para o futuro. Afinal, ela já sabia que tinha dado certo antes mesmo de morrer.

Alguém aí pode me explicar como Desmond sumiu de dentro do avião?!

Acho que agora já sabemos quem sussurava, não?
E quem usava os dardos como arma também.
Única coisa que não sai da minha cabeça é a incrível semelhança entre as portas em que os verdadeiros outros passam para chhegar ao templo com a porta que Sayid abriu e deu de cara com um pedregulho.

Alguém além de mim ficou chateado em saber que Hurley carregava o ANK o tempo todo e não contou pra gente?

Onde está Isabel?
Sim Isabel, a mesma que traduziu a tatuagem do Jack quando ele estava preso na jaula.

Seria ela a esposa do líder do s outros?








**** LOST ****

Enviar um comentário

© 2008 Por *Templates para Você*