Lost - 6x05 "Lighthouse"


"Você tem o que é preciso!"


Lost mais uma vez abriu espaço para sua mitologia, e pelo jeito a medida que eles caminham tudo fica mais claramente complicado. Talvez o fato de tantas teorias fazem com que a cada resposta dada, outras dez apareçam, e em um episódio que apresenta mais perguntas do que resposta isso se torna cada vez mais arrastado, mas nem por isso menos interessante.

Eu fiquei o tempo inteiro ansioso para saber onde Hurley levaria o Jack, e isso ditou bem o ritmo desse episódio para mim. Se antes eu achava que a dinâmica estava falha, nesse episódio tivemos mais núcleos, e com isso visualizamos mais situações, fazendo desse um episódio com mais "ganchos". Tivemos momentos nostálgicos, assim como diversos aspectos, e questões antes levantadas, que se tornaram claras, ou menos embaciada.

No flash sideway centrado em Jack temos de início uma curiosa cena em que mostra que Jack teve seu apêndice tirado quando tinha por volta de 7 a 8 anos, o que pode ser uma dica, já que ele na ilha teve que passar por esse procedimento o que por hora é mais uma coincidência. Logo então fomos apresentados a David, filho de Jack nessa realidade, e o fato mais revelador do flash sideway de Jack talvez tenha vindo cedo demais, embora que ao mesmo tempo foi algo bem explorado. Os problemas entre pai e filhos, tema constante na serie mais uma vez vem a tona e revela um Jack diferente como pai. Um pai que procura a qualquer forma se aproximar do filho e não fazer as mesmas exigências feitas a ele, para que isso não se tornasse um trauma para o garoto. Como as cenas desses flashs foram curtas, e o que ajudou bastante, ainda não tivemos a revelação de quem é a mãe de David, se encontrarão o corpo de Christian, e se o fato de Dogen ter aparecido ali foi mais um empurrão do destino, ou que algo maior está por vir.

Curto muito essas cenas entre Jacob e Hugo, pois o Dude quebra muito o clima de seriedade da serie em momentos de extrema importância. Ele encarando o Dogen com a ajuda de Jacob, e levando um recadinho para Jack sem antes soltar pérolas como se referir a Jacob com Obi wan, foi sensacional. O engraçado que ele também foi responsável pelas citações nostálgicas do episódio. Ao caminhar com Jack pela floresta, ele relembra de momentos que acompanhamos na primeira temporada, passando pela caverna onde encontram "Adão" e "Eva", no qual o Dude especula que poderiam ser uns deles, aqueles cadáveres ali presente, algo discutido por dez em cada dez fãs da serie. E ao encontrarem um local não antes visto, no caso o Farol, e questionado por Jack sobre o porque deles nunca terem o visto antes, ele somente responde dizendo que "provavelmente nos nunca o procuramos", o que de fato revela que muitos mistérios na ilha para serem concluídos precisem de peças que ainda não nos foram apresentadas. Por um momento pensei que Jack estava ali somente para dar um chute naquela porta, mas o garoto enxaqueca fez mais que isso, destruindo a TV de Jacob que contava com vários canais, alias a programação era estilo BBB no qual ele ia eliminando o pessoal até eleger o líder pelo jeito.

Deu muita dó do Jin nesse episódio, afinal ferido, só pode presenciar a loucura de Claire. Entretanto, tirando o disse e não disse, o mais importante ficou pelo gancho final com a aparição do Inimigo, afinal mesmo que todos já suspeitassem que seria ele o amigo, quando ela menciona que seu pai e um amigo estaria juntamente com ela, a cena foi ótima até mesmo pela expressão do Inimigo ao ver Jin. Agora se Jin é o candidato na lista de Jacob, cada vez fica mais fácil do Inimigo avançar com seu plano. Eu por exemplo creio que seja o Jin a principio, uma vez que todos os outros são homens, e a representação de Jacob atual também.

Pontos importantes a ressaltar:

- Quem irá chegar a ilha e Jacob precisa encontrar ?
- David, o nome de filho do Jack é mais um com origem bíblica.
- Jacob pede a Hurley para se dizer um candidato, e o que antes era uma fala somente do Inimigo agora se concretiza com Jacob, mas como em Lost tudo pode ter outro significado, eu também acredito que isso pode ser uma grande mentira pregada por Jacob, que parece controlar tudo de uma maneira bem controversa, pois ao meu ver ele deposita confiança nos atos dos Losties, e acredita que cedo ou tarde eles irão fazer a coisa certa.
- Será que teremos uma chance de ver o que há por através dos espelhos do farol na coordenada 108 ? Damn it Jack!
- Bom a participação de Kate foi tão dispensável como o episódio centrado nela.
- O livro que David está lendo, Alice in Wonderland, faz referência direta a esse episódio. Em outro livro também já mencionado em Lost Through the Looking Glass, Alice ao olhar para um espelho vê um outro mundo, o que é bem interessante, se pensarmos que através desse espelho do Farol, Jacob pode ver o que acontecia na realidade paralela, e não apenas na realidade "original", ou a que acompanhamos desde o inicio da serie.



Leia Mais...

Lost - 6x04 "The Substitute"


"Não me diga o que eu não posso fazer"


Pronto, chegou a hora de encarar a realidade. E nós temos três opções. Um, é não fazer nada e ver no que vai dar. Dois, é proteger a serie, apesar de não ter nada para proteger. Três, é simplesmente abandonar e deixar a serie para quem quer assisti-la. A verdade é que não temos mais o que fazer, afinal temos mesmo é que esperar para ver até onde vai dar, mas certo é que muitos já começam a criticar negativamente a serie. Se o episódio passado teve a reprovação da maioria, esse quarto episódio já dividiu bem as opiniões. Eu particularmente gostei, mas já tivemos melhores momentos quanto o assunto foi "revelação".

Pra mim o que mais me preocupa é a quantidade de perguntas que precede as respostas. O que sempre foi magnifico em Lost, agora talvez já não tenha mais espaço na serie. Afinal se olharmos esse episódio como se não fosse um episódio de ultima temporada ele seria muito mais elogiado do que duramente criticado como vem sendo. Os iniciais flashs-sideways que foram brilhantemente apresentados, tornam-se agora algo bem mais delicado. Afinal, já tivemos muitos flashs em temporadas passadas para analisarmos a personalidade dos Losties, e quando isso não acrescenta muito mais do que meros encontros e desencontros, que também já foram explorados, tornam-se desnecessários. Contudo, essa palavra pode pesar muito quando vemos algo bem feito, mas não tão interessante como o que acontece na ilha. Se os produtores/roteiristas querem explorar os personagens e não só os mistérios da ilha, ficaria a cargo dos flashs-sideways roubar esse espaço, mas como já disse, a essa altura se isso não for um fator de extrema importância para a serie, acarretará em um grande desgosto, embora até o momento seja ainda cedo para criticar, mas em breve já será tarde.

Se no episódio passado tivemos o núcleo Locke fora do foco, dessa vez quem ficou de fora foi o pessoal do templo, que sequer apareceu. Talvez esse ritmo de núcleos isolados que tenha diminuído o ritmo desses episódios em relação aos dois primeiros.

A ótima sequência inicial, com o monstro de fumaça fazendo um tour e depois se materializando em Locke, ao derradeiro impacto de ver um garoto até agora desconhecido, em uma aparição mais que suspeita, tanto que Richard não consegue vê-lo, deram ao episódio um ar bem intenso, e isso eu gostaria que acontecesse até o fim, mas é uma pena que as sequências paralelas ocuparam imenso tempo. Digo isso porque foi a partir dessa visão que comecei a ver o fake Locke com outros olhos. Afinal, porque ele ficou tão surpreso e temeroso ao ver a criança ? Parece que por mais confiança que ele tenha, o medo de que seu plano não funcione começa a surgir. Tanto que ao rever o garoto, o desespero dele é tão aparente que ele revive uma frase clássica de Locke da primeira temporada, "Não me diga o que eu não posso fazer". Ou melhor, o dizer de Sawyer que esse era um Locke diferente daquele que sempre estava com medo, não era 100% verdade, pois pelas palavras do fake Locke, ele foi uma vez um homem livre e com sentimentos humanos, e se deparar com um possível fracasso demonstrou um fake Locke também diferente do que vemos até agora.

Por fim e não menos importante tivemos a relação (e não revelação) a respeito dos famosos números. 4 - Locke, 8 - Reyes, 15 - Ford, 16 - Jarrah, 23 - Shephard, 42 - Kwon. De acordo com o fake Locke os números relacionados ao Losties são apenas uma fixação de Jacob por números, o que sinceramente seria muito melhor nem ter sido comentado, alias, era melhor nem Sawyer ter perguntado para não ouvir-mos uma resposta tão cretina. E foi nessa grande revelação, com hype até mesmo do até então antagonista dizendo ser a resposta para a pergunta mais importante do mundo, que o pessoal dividiu de vez opiniões. Eu gostei do que vi, talvez se ao escreverem o episodio eles tivessem tirado o hype, e a desculpa esfarrapada, soaria melhor. Talvez até se aquele jogo das três escolhas tivesse sido eliminado, e um melhor argumento fosse colocado seria muito mais interessante, pois pelo menos para mim tudo era muito mais magico até o momento que vemos os números e os nomes nas paredes e teto da caverna. Não foi nada genial essa sucessão de Jacob, mas foi algo que todos comentaram durante as cinco temporadas de Lost, no qual sempre tentavam relacionar o Jacob a um dos Losties, ou mesmo um deles a sucessor, e quando isso é mostrado como algo real tudo parece se tornar sem sentido. Quando obtivemos a resposta para a queda do voo 815 na ilha, muitos acharam ruim, e outros como eu continuaram a acreditar que alem de tudo aquilo a queda do avião não foi mero acidente, o que por sua vez ficou mais que claro nesse episodio, e não só que as conversas sobre lista de Jacob eram mentiras, o que apesar de serem simples respostas, continuam no contexto da historia. E se tivemos uma vez Ben, um antagonista se dizendo fazer parte dos "mocinhos", porque dessa vez acreditaríamos em tudo o que o fake Locke diz.

Outros pontos a destacar.

- Até então o garoto desconhecido que muitos acreditam ser o próprio Jacob, se refere ao mesmo na terceira pessoa, logo seria ele outra pessoa ou mesmo uma terceira entidade na ilha. Muitos acreditam que possa ser Aaron, apesar da diferença de idade.
- Illana recolhe as cinzas de Jacob, o que para mim reforça a teoria de que seria cinzas humanas as usadas para se proteger do monstro de fumaça. Se é que podemos chamar o Jacob de humano.
- Quanto tempo se passou para que eles conseguissem levar o corpo Locke da estátua até o antigo acampamento dos Losties, uma vez que parece ter passado somente algumas horas, sendo que eles demoraram meses até um deles verem o local.
- Nem enterro digno Locke teve, e por duas vezes. Poor John Locke.
- A cena que Sawyer revive momentos da terceira temporada, ao citar mais uma vez um trecho do livro "Ratos e Homens", apesar de clichê, foi narrada de maneira fantástica ao meu ver.
- Richard pelo jeito não terá uma segunda chance se deparar com o monstro de fumaça, e apesar de não saber a resposta para as perguntas do fake Locke, ele com certeza sabe muita coisa, uma vez que mesmo com a oportunidade de ter respostas ele se virou contra o Inimigo de Jacob. E pelo jeito Richard até o momento acreditava que Locke seria indicado a novo líder dos Outros, e não o posto do próprio Jacob.
- o Inimigo disse a Richard que escolheu Locke dentre todos eles, porque ele iria dá-lo acesso ao Jacob, mas fora isso temos um vasto conhecimento sobre as ações de Locke que nos mostra que dentre todos da lista, ele é o que mais facilmente é manipulado.
- AHHH e por favor, digam o nome desse fake Locke logo para facilitar o meu review, porque tem hora que quero escrever flocke, ou f-locke, ou falso Locke, etc...

Leia Mais...

Lost - 6x03 "What Kate Does"


"Bom, ela não fez muita coisa na verdade."


sou mais um daqueles que desgostou desse episódio, afinal foi arrastado e eu mal conseguia acreditar que depois de uma premiere tão boa a serie diminuiria tanto assim o ritmo e já começo a me preocupar com esses flashs-sideways, uma vez que o que salvou grande parte do flash de Kate foi a Claire, por criarmos uma expectativa em torno da personagem por ter ficado tanto tempo afastada.

Acho que vai ficar mais fácil comentar isoladamente essas realidade, ou pelo menos nesse episódio, uma vez que não foi mostrado nada a respeito do núcleo que esta do outro lado da ilha, focando apenas no templo e "o que Kate fez" ou faz /whatever.

De inicio podemos apenas nos maravilharmos com a facilidade em que Kate consegue fechar a porta de um carro. Definitivamente ela tem 10 pontos de destreza em sua ficha. Vemos depois maneira como Kate consegue se livrar das algemas, e o que leva ela novamente a Claire foi tão empolgante como a reação do mecânico com a abordagem da sardenta. No mais algumas coisas são legais, como a separação do casal que adotaria Aaron, mostrando que as coisas parecem correr relativamente iguais mesmo em situações diferentes. Alias até o nome do garoto já surgiu de forma espontânea na boca da mamãe, em um dos momentos mais legais desse flash, já que ver Claire e Ethan juntos novamente foi bem legal. Ethan usando "drogas" adiar o parto, nos remete a primeira temporada na qual ele usou drogas em Claire para fazer testes e impedir que Aaron ficasse doente. Mas o melhor mesmo ficou reservado para o momento em que os batimentos de Aaron dessaparecem, mas que por fim foi apenas uma movimento da criança. Por hora eu pensei que tivesse alguma ligação com a outra realidade, e pensei mil coisas em segundos, mas preferi nem alimentar falsas esperanças de que isso poderia salvar esse episodio.

Já na ilha as coisas não foram lá assim grande coisa também. Chega a ser até um tanto ridículo o discurso dos Outros, como "Venha comigo e ponto" e quando questionado simplesmente dizem "Mate-os", apontando armas e aplicando golpes de Kung-fu. Como assim? Essas são as pessoas que eles devem proteger, e se elas são tão importante, porque eles não tentam algum diálogo. Importante dizer que a atitude de Sawyer nem chega a ser questionável, mas se tem algum lugar que seria importante eles estarem nesse momento é no templo, e nem é só pelo Inimigo estar a caminho, coisa que os Losties nem sabem ainda, e sim para tentar usar essa escolha de Jacob em vantagem própria. Kate de certa maneira até tentou fazer isso, afinal a ultima coisa que Kate quer ser é prisioneira, mas dessa vez o tiro saiu pela culatra. Alias, com a cena do Sawyer que podemos claramente perceber como Kate estava apagada mesmo no episódio em que foi centrada. Foi muito triste saber até que ponto a relação de Sawyer com Juliet tinha evoluído para que no fim tudo fosse água abaixo (literalmente), e como foi estúpida a decisão dela ao presumir apenas por um olhar que Sawyer tinha escolhido a sardenta.

The best for the last, or maybe. Certo é que não foi tão impactante assim, mas pelo menos é o que mais gerou discussões até o momento é mesmo o fato de Sayid e Claire estarem "infectados". Toda essa historia em volta do Sayid criada pelo Dogen (ex Shang-Tsung), para diagnosticar Sayid foi esticada demais, e por fim parecida apenas um papo de casal , de um lado Jack e Sayid e do outro Dogen e seu Google Translator.

Outros pontos a ressaltar:

- Arznt continua um mala.
- Aldo??? Ahh lembrei... ahhh morreu.
- Na cena em que Dogen tortura/diagnostica Sayid, ele joga cinzas em cima do iraquiano, e nesse caso seria essas as cinzas que afetam a Black Smoke, e o fato dele sentir dor com os metodos aplicados demostraria que ele estava infectado ??
- Hurley e Miles e suas perguntas estupidas que normalmente serviriam para quebrar o gelo do episodio realmente não funcionaram tão bem.
- Bom nem mencionei a Claire agindo como a francesa que de momento achei tão forçado que nem vale estender, mas no mais fica a pergunta de como está está agora de aparentemente a "escuridão" tomou conta do coração dela. O mesmo ocorreu com Ben quando levado para o templo, e com o grupo da francesa?? Pelo menos esse será um assunto levantado lá na primeira temporada que parece que será explicado.




Leia Mais...

Lost - 6x01/02 "LA X"


"I have to tell you something, it's really really important..."


Um grande começo, para um grande encerramento. Lost consegue mesmo fazer qualquer fã ficar pasmo ao assistir episódios como esse. A serie em sua reta final, conseguiu trazer mais perguntas do que resposta, e o que para muitos é uma preocupação, para mim é algo sem igual. Os roteiristas da serie brincam quando o assunto é inovar na serie, pois se não bastasse os flashbacks tipicos do inicio da temporada, a serie trouxe a tona o flashforward, depois pisou nas proibidas terras da viagem no tempo de maneira espetacular, e agora... bom e agora vamos para o que interessa.

A pergunta que não quer se calar, deu ou não deu certo o plano de explodir a bomba ? Dessa vez, mergulhamos na nova etapa da serie, os que alguns já chamam de "flash if", ou direto de realidade alternativa. Lembro bem quando li matérias com os produtores da serie afirmando que Lost não iria trabalhar com esse tipo de temática, mas os mesmos também disseram que não haveriam viagens no tempo na serie, mas quando o mesmo aconteceu que as viagens ali apresentadas não causariam nenhum tipo de realidade alternativa, pois cada momento da viagem era como se a linha do tempo fosse um disco de vinil, e o mesmo estivesse arranhado, como explicado por Faraday na quinta temporada. Certo é que fomos apresentados a essa nova narrativa, no qual em um lado temos o grupo na ilha, de volta a 2007, na mesma época que Ben e Sun estão, como se pode confirmar no final do segundo episódio, com Richard e cia vêem o sinalizador lançado pelos verdadeiros "Outros", e por outro lado temos os Losties seguindo viagem normalmente, e chegando a Los Angeles (LAX).

Mesmo que eles não se lembre do que ocorreu, tivemos diversos indícios de que toda essa historia do voo ainda terá uma reviravolta enorme. Pra começar a imagem da ilha submersa está na minha cabeça até agora, foram a marca no pescoço de Jack, a aparição de Desdmond no avião, e o sumiço do próprio, e o desaparecimento do corpo do Christian, o defunto mais problemático da historia das series. Importante ressaltar que todos esses indícios partiram de algo diretamente ligados ao Jack.

Ver Hurley se dizendo ser um cara de muita sorte poderia ser um belo furo, pois ele até então ainda acreditava estar amaldiçoado, mas ao mesmo tempo é interessante ver que Sawyer está ali já com a mira no próximo alvo, fora a representação da natureza dos personagens antes de caírem na ilha. Jack ainda agarrado a razão, o Locke e sua crença, visto no dialogo em que Jack diz acreditar que nada é irreversível, alias Jack durante todo o episódio Jack se sentia confuso com o que estava acontecendo, como se fosse um deja vu.

Sun foi uma personagem que evoluiu muito, e ao vermos novamente aquela Sun amedrontada chega a ser repulsivo. Mesmo com a clara evidencia que Jin estava disposto a fugir com ela, Sun preferiu evitar que Jin soubesse que a verdade.

Kate e sua eterna fuga, Charlie e seu vicio, Bernard que provavelmente voltava feliz acreditando que Rose tinha sido curada, Claire que provavelmente estaria indo ao encontro do suposto casal para adoção de Aaron, e Sayid ao encontro de sua amada.

Enquanto o que vimos na ilha é algo bem mais assustador para os Losties, que se deparam com um plano falho até então. Se por um lado tinha Juliet e Sayid dividindo a atenção de seus ultimos suspiros. Certo é que Sayid foi presenteado com a escolha de Jacob que em seu nome conseguiu que Hurley e seu grupo ajudasse nosso amigo Iraquiano, mas por outro lado a nossa enigmática e brilhante Juliet não teve a mesma sorte, mas morreu nos braços de seu amado, embora não antes de deixar a informação de que "funcionou", o que no caso refere-se ao plano, afinal o que mais seria.

Hurley agora se tornou definitivamente aquele que merece atenção dobrada. Foi demais a cena inicial de Hurley e Jacob, afinal já não resta duvidas que Jacob já envolvia a sua morte para a continuação de seu plano, e é ai que Hurley se torna fundamental, fora que é muito bom ver a forma serena e excêntrica que Jacob age, enquanto o lado cômico de Hurley quebra um pouco do gelo.

Tivemos finalmente a visão do templo, e nada mais era do que uma pirâmide, reforçando ainda mais os traços egípcios da serie. E lá que fomos apresentados aos verdadeiros outros, que são uma espécie de hiipies armados. Descalços, com roupas rústicas, colares, e até alguns com turbantes tivemos uma imagem parecida com a dos outros da primeira temporada. Cindy reaparece, e mesmo a confirmação dela não bastou, mas o Hurley salvou o dia e ao dar uma resposta abriu pergunta para outra, afinal descobrimos o que estava dentro do estojo, mas afinal o que estava escrito naquele papel além dos nomes de Jack, Hurley, Kate, Jin e Saiyd. Provavelmente também tinha os nomes de Sawyer e Milles, já que os outros foram ao encontro deles.

Tivemos a confirmação de que o falso Locke/Inimigo é mesmo a black smoke, em uma cena pra lá de arrebatadora, no qual tivemos Ben mais assustado do que quando Sayid quase meteu uma bala em sua cabeça. E nessa mais um personagem se foi, o Bram não passou de mais uma barreira que o Jacob perdeu na luta contra seu inimigo.

Richard ainda teve a chance de encarar frente a frente o Inimigo, e não foi a primeira vez, tanto que impediu os outros de atirarem em John uma vez que ele sabia que aquilo ali não iria funcionar o que só acarretaria em mais mortes. Mas quando parece que o plano de Jacob está indo por água abaixo, eis que Sayid volta a vida, literalmente, e fecha o episódio com a pergunta que está na cabeça de todos: - O que aconteceu ?

Pontos interessantes a ressaltar:

- Boone diz a John que ficaria ao lado dele caso algum acidente com o avião.
- Charlie foi salvo por Jack, mas será que o universo irá arrastar Charlie para a morte brevemente, e será que ele escapará ?
- Como já dito acima, os produtores da serie voltaram a falar a respeito do assundo de realidades e apontaram a tematica usada na sexta temporada como realidade paralela, ou flash sideway. E fica a duvida se essas realidade parapelas irão se chocar em algum momento, qual é a relação entre elas, entre diversas outras perguntas.
- Na cena em que mostra a ilha submersa os roteiristas deram algumas dicas a respeito do acontecimento, afinal a ilha não afundou no momento da explossão, pois o acampamento Dharma, assim como o tubarão com o logo da mesma pode ser visto, então resta saber quando isso aconteceu.
- Ao contrario do que disse no review, apesar do universo parecer agir para ajeitar o destino dos Losties, algumas historias tiveram o seu papel invertido, ou não, como é o caso do Hurley que agora se acha sortudo, o Locke afirmando ter feito o Walkbout, a inversão de sentimentos de Rose e Jack durante a turbulência, e Shanon ter decido ficar na Australia. Fora que podemos ser apresentados a outras mudanças, pois pouco foi mostrado de Sayid, e Claire.
- O nome do episódio já indica o que vemos nele, sendo LA a realidade em que eles pousam em Los Angeles, e X como sendo a ilha. Fazendo um trocadilho com o LAX que é a sigla designada ao aeroposto de Los Angeles.
Em breve mais repercussão.


Audiência nos EUA: 12.08 milhões[5.6/15](ABC) Lost (6x01/02)(21h-23h)[Season Premiere]
[Rat/Sha] = [Rating/Share: Adults 18-49]








Leia Mais...

© 2008 Por *Templates para Você*