"Aquele que irá nos salvar."
Se alguma coisa poderia acontecer para corar essa temporada como excelente, essa season finale trouxe isso e muito mais. Se eu esperava um gancho para a sexta temporada, eu tive muito mais que isso. Como já tinha dito em outros reviews, Lost só trás uma resposta, quando essa abre espaço para outras perguntas.
O episódio já começou excelente, pois já parabenizo a fotografia da cena em que vemos Jacob tecendo, e mesmo que eu uma cena clichê, mas de tão bem usada que chega a dar inveja, onde mostrava ele acertando os fios como se estivesse acerto o destino, e que mais a frente trouxe ele em diversos momentos com os Losties.
Senão mais que a revelação da face de Jacob, a trama já abre espaço para outro personagem misterioso, e o que muitos estão chamando de "Inimigo", trouxe muitas perguntas, questionamentos, e sem duvida será de extrema importância para a última temporada.
No início que vemos ali, Jacob (que se alimenta ?!), trocando palavras com o Inimigo, temos o fato curioso que o Black Rock assim como o Oceanic, ou mesmo Ajira foram parar na ilha por influência direta de Jacob. Isso porque ele quer provar ao Inimigo que nem todos são iguais, e que seria sim possível levar um grupo para a ilha que aparentemente viveria em harmonia na ilha. De alguma maneira Jacob só conseguia fazer isso por ter aprisionado o Inimigo, ou coisa do tipo, já que o Inimigo diz ter imensa vontade de mata-lo, e que conseguiria encontrar uma maneira de voltar.
O bom desse duplo episódio, é que tivemos, passado , presente e flashbacks. Talvez só não tivemos flashforward para não estragar a emoção da Finale.
Separamos então a saga Jack no passado, e "Locke" no presente. Tanto a atitude de Juliet por se sentir incomodada com a presença de Kate, e se sentir rejeitada não eram desculpas suficiente para seguir com a ideia de Jack de detonar uma bomba na ilha para apagar tudo aquilo. Assim como Jack não poderia se apoiar na ideia de ter perdido Kate para fazer algo tão radical.
Duas coisas que aconteceram nesse tempo e vale destacar negativamente. Primeiro a cena do submarino. Mais uma vez o CG foi péssimo, e fora que a distancia que Sawyer e cia estava da ilha era ridícula se comparado ao tempo que eles estavam no submarino. Segundo foi Richard tentando achar o exato local que dava acesso a vila Dharma. A parte da parede que ele quebrou parecia ter saído de um jogo ou de um desenho animado, onde o lugar que sofrerá a animação tem uma textura diferente do cenário estático. Fora que eles saem direto dentro de uma parte da casa, e fico imaginando como os Dharmas conseguiram construí-la sem saber da existência de tais túneis.
Depois de toda a cena de ação e fuga, Jack ao ser impedido por Sawyer de continuar, nem ao menos citou a Sawyer que não teria tempo para conversas porque Sayid estava gravemente ferido, e ele simplesmente deu 5 minutos para Sawyer, foi chorar suas magoas enquanto Sayid sangrava.
Fomos brindados antes disso pelo casal Rose e Bernard. A maneira de ser do casal, que pareciam praticamente nativos , além de super legal, trouxe a tona a questão levantada pelo Inimigo, ao questionar o trio sobre como eles sempre procuravam uma maneira de agredir uns aos outros.
Por fim no passado da ilha tivemos toda ação em volta ao acidente na estação Cisne. Para mim grande parte de tudo aquilo ali teve clima de filme trash, mas entre metais retorcidos, o porque Chang perdeu o braço, a bomba falhando, tivemos também a maravilhosa cena de Sawyer tentando impedir Juliet de ser puxada.
Já no presente em sua caminhada ao encontro de Jacob, "Locke" quando questionado por Richard diz algo muito interessante, porque além de vermos que Richard estava confuso em acreditar que Locke teria ressuscitado, "Locke" usa de esperteza para dizer a ele que nunca tinha visto ninguém nunca envelhecer. "Locke" diz depois a Richard que depois de encontrar Jacob que ele tinha que fazer um acordo com os Losties do voo Ajira. E ao questionado sobre isso, Locke dá a entender que Richard sabia muito bem do que se tratava. E isso é mais uma bela coisa a ser discutida até a chegada da próxima temporada.
"Locke" também ao conversar com Ben descobre que Ben o estava seguindo porque recebeu ordens diretas para fazer isso. Talvez "Locke" tenha usado Ben naquele momento também, ou poderia de fato não ser ele mesmo ali.
Enquanto Ilana caminhou diretamente a cabana de Jacob e a encontra vazia, revela que alguém a estava usando, e na parede encontra o desenho de Tauret/Taweret. Agora tanto llana , quanto Bram conheciam muito bem o lugar, afinal ao ver Tauret/Taweret, Bram diz já ter certeza de onde procurar Jacob. Já ao encontro de Richard, temos a resposta para tão famosa pergunta. O que há/repousa na sombra da estátua? - Aquele que nos salvará. Dito isso, Ilana mostra o que tinha dentro da caixa. E lá estava o corpo de Locke. Como eu disse eu resposta leva a outra pergunta. E agora quem seria o "Locke" que estava com Jacob.
Já lá dentro "Locke" manipulou direitinho Ben, com todo o seu discurso de ignorado na ilha, Jacob finalmente aparece para ele, e depois de apunhalado, ele diz que eles estão chegando, e "Locke" o empurra para a fogueira. Mas espera um momento, se "Locke" fez isso, ele poderia o mata-lo e não o fez, ou não quis. Afinal ele terminou de matar ou tentar. Pois apesar dos últimos fatos de Lost terem tendidos ao mais obvio, ainda creio que Jacob não morreu de fato.
Podemos dizer até que esse foi um episódio centrado em Jacob, porque não. Nos flashbacks de Jacob, descobrimos como ele interferiu na vida de cada Lostie, apesar que no caso de Jack foi menos significativo, mas serviu para a tal cirurgia que Jack cita no episódio piloto. Tivemos também a cena que mostra como a amada de Sayid morreu, mas a melhor revelação ficou por conta de Ilana. Vimos que a garota serve ordens diretas de Jacob, agora resta saber se esses sim são os bonzinhos da historia como dizem ser.
Pro final ficou ao cargo de Juliet que não morreu na queda, ativar manualmente (literalmente) a bomba, e consegue. E fica a pergunta no ar, e agora ?
Bom vamos ter que esperar até 2010, mas para mim é certo que eles ali não morreram. Pois, tanto Chang quanto Radzinsky estavam próximos e sobreviveram. Mas qual impacto isso teve, e se de fato isso mudou alguém coisa ainda não sabemos. O próprio Jacob disse que sempre temos a opção.
Curiosidades:
Enfim tivemos a resposta para a tão misteriosa pergunta de Ilana.
Illana: What lies in the shadow of the statue?
Richard: Ille qui nos omnes servabit.
Traduzindo
Illana: O que há/repousa na sombra da estátua ?
Richard: Aquele que irá salvar/proteger todos nós.
Tivemos também uma incógnita. Afinal se Jacob não estava na cabana, aquele que vimos e pensávamos ser Jacob não é ele, e provavelmente era o Inimigo que estava aprisionado. Mas o que é estranho é que a Illana vai até a cabana a procura de Jacob, mas se ele não vivia lá, e ao ver que o circulo de cinzas tinha sido quebrado, porque ela menciona que ele estava sendo manipulado. Alias ao que me parece, e pela primeira cena vista, Jacob sempre viveu na estátua.
Algumas curiosidades a respeito de Jacob com relação aos fatos bíblicos.
- Jacob é literalmente traduzido em Hebreu como "aquele que segura o calcanhar", e é uma brincadeira com as palavras que significam "malandro" ou "impostor." Sua mãe Rebeca deu-lhe este nome porque enquanto seu irmão gêmeo Esaú nascia, Jacob saiu do ventre segurando seu calcanhar.
- Esaú foi um caçador enquanto que Jacob foi um estudioso, reservado, e "viveu em tendas".
- Jacob teve doze filhos, um deles foi chamado de Benjamin.
- Jacob amava Raquel, filha de Laban.
- Raquel era aparentemente estéril, porém mais tarde, incrivelmente deu a luz a José e Benjamin depois de ter falhado ao tentar engravidar por anos. Ela morreu enquanto dava a luz a Benjamin.
Fonte:Lostpédia.
Uma coisa que me leva a acreditar que não houve explosão no final, e o que aconteceu foi a mesmo que ocorreu quando o Desmond girou a chave no final da segunda temporada, é que tanto Radzinsky quanto Pierre estavam vivos apos. Fora que no teaser da sexta temporada aparece Jack abrindo os olhos assim como no piloto, ou logo após o clarão do voo Ajira, remetendo que eles tiveram um pulo no tempo.
Audiência nos EUA: 9,30 milhões
Nota: 9,5/10
Fonte: DudeWeAreLost
5 comentários:
Geloso: Por mais que a cena onde Jacob e Jack se encontram tenha sido "simplória"... tem uma coisa interessante em todos os flashs. Reparando, em encosta em todos os personagens... talvez esse contato físico influencia diretamente =D
Uao. Esta temporada fechou com chave de ouro. Sem sombra de duvida este episodio é centrado em JACOB. E é interessante a observação de lord_tremere_1 faz, e eu me arrisco a disse que ele também entrega algo para todos diretamente (no caso de SUN e JIN ele dá a bênção), acho que JACOB da a tudo uma escolha. Os produtores quiseram dar um ar de deus para JACOB, repara na sena dele falando com o INIMIGO. Uma sena muito usada pelos americanos retratando um diálogo entre deus e o diabo sobre a rasa humana.
E toda esta temporada foi temperada e conduzida com maestria, é claro que não poderiam faltar os escorregões bem ressaltados por Renan SWAT, mas em suma foi uma excelente temporada.
Uma teoria sobre o LOCKE que lidera a ilha, ele pode de alguma forma ser a reencarnação de INIMIGO ou simplesmente ser controlado por ele (repare como ele induz BEN a matar JACOB). E eu acho que ele poderia matar JACOB com suas próprias mãos, porem ele optar por deixar a cargo do seres humanos que tanto ama Deus.
E para encerrar acho que ambos podem morrer, mas somente nas mãos humanas.
Bom, nós vamos ter muito tempo para pensar sobre mais teoria ate a ultima temporada. E espero que as pessoas postem mais teoria para passarmos o tempo.
Pois é Geloso, o pessoal já se atentou ao fato de Jacob encostar em todos os Losties e sua visita. Ele também oferece algo a eles, no caso de Sun e Jin ele dá a benção ao casamento deles, Sawyer a caneta para terminar a carta, Kate a merendeira para evitar que ela se torne ladra.
O legal foi ver a excelente cena de Jack e Christian, e ainda hoje conseguir relembrar fatos que ocorreram no episódio piloto, com a historia que Jack conta a Kate.
Eu vou atualizando aos poucos as curiosidades, e com certeza haverá posts com teorias malucas, então aguardem.
Só achei ridícula a forma como tentaram matar o Jacob ... E se ele morrer mesmo, mais patético ainda ficou. O cara é praticamente mitológico (rsrsr), faz e acontece, e depois morre com uma facada no peito? Super estúpido. Mas como a série é muuuito boa, acho melhor pensar que ele não vai morrer coisa nenhuma.
Enviar um comentário