Lost - 6x06 "Sundown"


"Eu sei que tipo de homem você é."


Ação foi a palavra chave desse episodio. Se de começo muitos assim como eu pensavam que esse episódio não iria dar em nada, ficou surpreso com a intensidade da cena final. Somos por diversas vezes supreendidos ao assisitir determinadas series, mas Lost vai alem.

Se de inicio tivemos uma cena de acerto de contas, entre Sayid e Dogen, a ação não parou por ai, pois logo adiante tivemos nesse episódio um maior numero de encontro e desencontro entre os Losties da realidade paralela. Nela Nadia continua sendo o amor da vida de Sayid, mas é casada com seu Irmão, como vemos nessa realidade, apesar de alguns fatos serem iguais aos que já conhecíamos, as situações são completamente diferentes. Foi tudo muito legal, mas essa realidade paralela ainda não mostrou de fato para o que veio e onde quer ir. Talvez quando obtivermos esse conhecimento tudo o que vimos possa se tornar mais grandioso, mas o que de fato digo é que o de melhor mesmo continua a acontecer na ilha, mesmo com a reaparição de Keamy, e a aparição surpresa de Jin, tudo que tenho a dizer é:- "No english!"

Já na ilha as coisas ficaram mais interessantes. De inicio tivemos uma das melhores cenas de ação da serie (digo, de luta), não somente a trilha sonora foi destaque como os golpes, com direito a puxão de cabelo, vassourada, e barulhos emitos pelo MIB também presentes, eram da musica eu sei mas caiu como uma luva. Além de tudo isso a cena culminou em um momento bem curioso, já que todos devem ter pensado porque raios uma bola de baseball faria que Dogen mudasse de opinião, mas o esclarecimento veio mais a frente. E ao poupar a vida de Sayid mal sabia o Dogen que ele estaria cavando a própria cova, pois depois do estranho sinal verde para a entrada de Claire no templo, ele pede a Sayid para sair em uma missão impossível, e encara a morte em troca. Engraçado ver que agora sim as palavras do Inimigo fazem mais sentido, pois em um momento difícil da vida de Dogen ele aparece para lhe fazer uma proposta que mudaria a vida dele, uma segunda chance. Agora o porque dele ser a peça chave para manter o Inimigo fora do templo é que poderia ser melhor explicado. Bom, espero que seja, já que Sayid não estava muito para conversa nessa hora.

Uma teoria que me vem martelando a cabeça a um bom tempo voltou a tona nesse ultimo episódio. Sabemos que onde há luz sempre haverá escuridão, logo seria Jacob e o Inimigo a mesma pessoa, pois aquele que vemos lá conversando com Jacob poderia não ser exatamente o Inimigo já que ele pode assumir a forma dos mortos, e nesse caso Jacob sendo um homem ou uma entidade, viu a possibilidade de se separar, nesse caso digo aprisionar a suas razões, deixando suas crenças o guiar. Essa teoria maluca que bateu aqui provavelmente não está certa, mais em parte pode estar. Creio que Jacob e esse seu Inimigo sempre irão existir de alguma forma, pois o universo sempre ira encaminhar tudo para que a balança pese igual. Pois se olharmos, quando Jacob estava vivo e o Inimigo ainda preso, a balança pesava igual, logo com a morte de Jacob o Inimigo revela que a balança estava pesando mais para seu lado, e até Dogen disse que agora ele era livre.

Bom dessa vez abri mais espaço para minhas teorias malucas do que para falar do episodio em si, então como sempre vale a pena ressaltar o que mais teve de interessante no episódio:

- Sobre a teoria maluca novamente, Dogen diz que aqueles aparelhos medem o equilíbrio da balança, e no caso do Sayid pesou para o lado errado, melhor dizendo o mal, e no fim ele diz a Sayid que se algo de bom ainda tinha restado nele para que ele matasse o Inimigo no caso. Bom, o Sol se pôs.....
- A Claire não pareceu tão chocada com as falas de Kate, e porque sempre alguém tem que interromper quando a pessoa vai dizer "a palavra" para acertar toda a cagada que fez.
- Apesar de estar muito apagado, as falas de Miles foram importantes, pois mais uma vez ele afirmou, e no caso diretamente a Sayid que ele estava morto sim, e por volta de duas horas. E esse dom do Miles pode se tornar mais interessante agora, pois já que a Illana carrega com ela as cinzas de Jacob, seria a oportunidade para ele conversar com o fantasminha camarada. Se é que ele pode usa-las para fazer tal conexão com o morto.
- Alias, também sobre as cinzas, cheguei a pensar que o Inimigo não pudesse atravessar as cinzas que aparentemente são dos mortos, por assumir a forma de pessoas mortas, e no caso por terem seus restos mortais reduzidos a pó, o mesmo não poderia assumir, nem manipula-las. Estranho ainda é o fato da vida de Dogen ser esse estranho elo para que a barreira de cinzas tenha efeito.

Bom se surgir mais alguma ideia maluca eu posto, no mais o que vocês acharam?

5 comentários:

Gilberto disse...

Esse episódio foi um misto de "What Kate Does" com "The Substitute". A parte ruim ficou com os flashsideways, que nem federam nem cheiraram. E a boa, na ilha, principalmente o final do episódio...

Jonathan Sc!LenCe.! disse...

Sempre gosto de ver o momento "Discórdia" em Lost, sabe aquela matança toda e o estilo "Eu Avisei" do Locke Impostor foram o essencial pra que esse episódio tivesse um ótimo rendimento seguido de um final fantástico:

Bem Dogen teve o papel daqueles bem passageiros mas de uma importância fundamental, porque segundo o seu tradutor (Patrocinado pela Google) ele era a única coisa restante que impedia o inimigo de entrar no templo. Achei muita malandragem dele usar seus provérbios japoneses contra o Sayid que caiu como um trouxa no final da história.

O encontro de Sayid com Locke Impostor já prometia muita coisa e como um bom vendedor o inimigo fez lá sua barganha com Sayid que aceitou prontamente. Na Cena do templo eu parei e refleti na fala do Miles: O que diabos Lapidius continua fazendo naquela ilha?

No final Ben totalmente mudado (Será?) oferece ajuda a Sayid mas já era tarde demais, pois apos o seu Double-Kill ele se corrompeu com a maldade

Kate...coitada ¬¬'. Sem nenhuma noção do que está acontecendo devido ao seu padrão "Não sei se vou ou se fico, não sei se fico ou se vou" na ilha acabou entrando para o Dark Side mesmo assim. Na minha opinião Claire vai se vingar de Jin primeiro pra depois acertar as contas com Kate.

Obs:

- A olhadinha do Locke Impostor no estilo "WTF?!" pra Kate foi marcante.

- Sayid definitivamente entrou para o Lado Negro Da Força

- Dogen, quando comecei a ter pena dele, ele morre

- Lapidius, tô começando a desconfiar que o pessoal de Lost só deixou ele lá pra poder ter um piloto de avião que leve todumundo devolta pra casa. Mas tenho fé que isso mude.

- E o placar do jogo da ilha de Lost: Kem tem mais aliados? Jacob Vs. Fake Locke é?
Jacob: 3 (Jack, Hurley, Illana(essa parece saber o que fazer)) Fake Locke: 3 ou 4 (Swayer, Claire, Sayid e/ou Kate(essa concerteza não sabe o que fazer))

Restantes: 5 (Lapidius, Sun, Jin, Milles e Ben (Ele começou isso tudo, mas também não quer morrer.)

(Com exceção aos cordeirinhos dizimados do rebanho de Jacob no templo)

That's It! Até o próximo Post e: Wellcome To The Dark Side Of The Power!

Yurikenshin disse...

Pra começar, o que leva as pessoas a dizerem qual lado da balança pesa mais? Nada mais do que suas ações, e não vi nada que possa ter pesado mais pro lado do mal na balança do Sayid. As coisas que ele fez que pudessem pesar tanto na sua balança, foram feitas no passado, antes mesmo que ele fosse para a ilha. Se de fato ele era um candidato, as coisas que ele fez no passado não deveriam condená-lo.

A cena de luta entre Sayid e Doge, foi somente um aviso pro Sayid de que Dogen, não queria matá-lo, mas teria feito se quizesse. Shang Tsung WINS!

Antes da conversa de Miles e Sayid, alguem viu Sayid quase cair escorregando numa pedra? aUehaUheUAHeUHEAUH

Pensei que Dogen fosse mais esperto. Simplesmente fazer o que fez com Sayid e ainda pedir que ele mate o mal encarnado com um punhal daqueles. Mesmo Sayid fazendo seguindo a risca as ordens de Dogen, ainda sim deixou que Sayid caisse de vez nas mãos do mal.

Illana parece saber exatamente o que está fazendo. Ela parece estar querendo proteger os candidatos. Sem contar que ela parecia conhecer o templo mesmo nunca tendo vivido nele. Não só ela, mas Ben também sabe exatamente o que está acontecendo ali.

Qaundo a BlackSmoke passou por cima de kate parecia que uma alma estava sendo arrastada com ela, deu até um grito agonizante. Parecia uma pessoa segurando um rifle.
Já do outro lado do templo um Ben amedrontado com o que Sayid acaba de fazer escolhe bem as palavras para dialogar com uma pessoa que ele mesmo sabe do que é capaz.

Claire parecia tão certa de que nada iria parar a BlackSmoke. Me pergunto o que ela terá presenciado para admirar tal poder.

As pessoas que viviam no templo que se juntaram ao falso Locke, foi muito súbita essa mudança. Qual seria o motivo?
Medo da morte? Creio eu que não.
Ou seria apenas uma forma de mostrar como o as pessoas podem mudar rapidamente do lado bem para o do mal? Baka!

Se a série terminasse nesse episódio eu não ficaria de tudo chateado. O fim desse episódio foi magnífico.
E é obvio que Kate não passará para o lado o mal. Ela ficou perdida no meio do tiroteio só isso. Kate no meio deles tem que ter um significado. E pra mim seria uma forma de amedrontar o falso Locke.

Bjorkker disse...

Hello brothas!
Então assim que acabei de ver o 06, Gustavo anunciava: Boa noite pessoal, pensei.. bem na hora ! reservei forças pra ver e valeu a pena como sempre, mais ainda a honra de voltar a postar no Brog*!
Pois bem ele não foi embora e acabei postando enfin!

Primeiro lugar eu engoliria o Zagallo mas não a teoria de universo paralelo... a cara do Sayid assim como algumas outras, "I want to go home >_<" estou pasmo com a forma de representar o mal, estes atores tem, ops.. será que eu quis dizer "o mal encarnado"? Parei!

Bem sobre a Claire acho que ela talvez não tenha mesmo se surpreendido com a coisas ditas pela Kate, mas ela tbm representou mt bem o mal, fria no entanto pegando o embalo provavel que ela assim como o Lockão* entendem que Kate não tem pra onde ir ou com quem ir.. logo não precisamos detê-la.

Outra, meu amigo Renato telespeck de prison break, gosta de criticar Lost pela semelhança com Caverna do Dragão o povo nunca vai embora pra casa, essa teoria de Jacob passar pelo mal encarnado? Pode fazer com que Jacob ainda não tenha aparecido ou tenha sido ele o cara de preto, que assistia vinda do Black Rock. Mas se isso for verdade será bem parecido com o especulativo final de D&D onde conta-se uma possivel aparição do Mestre dos Magos como o Mal Encarnado.

O Renato não pode estar certo ¬¬

Renan SWAT disse...

@Gilberto
Pra mim esse episódio foi diferenciado dos outros, tirando o fato que pra variar teve mais perguntas do que respostas, mas isso se dá ao fato de termos nesse episódio o maior gancho da temporada até agora. Esqueci inclusive de comentar que até então o fato deles centrarem apenas em dois núcleos para desenvolver o episódio. Se olharmos temos três núcleos. Aqueles que seguem Jabob, aqueles que seguem o Inimigo (Flocke), e a realidade paralela por assim dizer. Até o momento eles focavam aqueles que estavam com Jacob no templo, mas nesse episódio eles já tiveram que correr dali, já o Flocke se separou de alguns do seu grupo que foram para o outro lado (Ben, Lapidus, Ilana, Sun). E até agora eles focavam um desses núcleos de acordo com o personagem centrado no flash-sideway. Isso é algo que a serie sempre buscou, mas agora eles bem que poderiam dividir, para melhorar a dinâmica, já que o Flocke/Inimigo colocou todos para correrem, seria bem bacana ver o que acontecerá com Ben, dentro e fora da ilha, mas não deixarem de lado o núcleo do Flocke para sabermos um pouco mais do que ele está planejando, e para onde ele está indo.

@Jhonathan
"- A olhadinha do Locke Impostor no estilo "WTF?!" pra Kate foi marcante."
Pois é a Kate é uma "Lost" autentica. /infame
Sobre o encontro do Sayid com o Flocke, eu tive que voltar, mas não foi pela fala, e sim para ver a vegetação da ilha. Serio, ou aquilo era de plástico, ou eles lavaram e plantaram aquelas plantas ali. Não há meio de após uma simples chuva, existir um caminho com uma vegetação como aquela.

@Yurikenshin
Tenho que ressaltar o que você disse a respeito da Ilana, afinal ela tem muito mais informação do que aparenta, e não pode simplesmente morrer ou mesmo viver em silencio. Nessas horas o enconha do Jack faz falta ali, ou mesmo o Sawyer, que poderiam dar um chega pra lá nela e exigir respostas dela, apesar que em Lost ninguém diz a verdade a troco de nada, e nesse caso alguns nem a troco da própria vida dizem.
E como eu já disse esse episódio para mim foi um belo gancho, e como todo gancho exige uma continuação, que nesse caso ficaria bastante chateado se a serie terminasse assim. Foi muito bom, mas prefiro que a serie termine com perguntas em aberto do que com um gancho para que daqui a dezenas de anos, o pessoal continue a esperar uma continuação da serie.

@borkker
Primeiro, o Gustavo é funcionário da Lan ? E tipo, que bom que deu tempo de assistir e postar, porque agora que sei que tu não engole a teoria de universo paralelo eu vou tentar inventar diversas coisas que poderiam ser relacionadas para te explicar... bom, até o momento não pensei em nenhuma, mas como tempo surgirá.

Sobre a relação com a caverna do Dragão, eu não concordo e nem discordo, muito pelo contrario... Pois, essa coisa de um outro mundo já foi abordado em outros temas, e em um deles que mais se encaixa foi um que li em um blog que não sei qual, por isso não postarei o link, e que o autor relaciona Lost com a fantástica fabrica de chocolate, que resumidamente é um local no qual um determinado numero de crianças são selecionadas para visitar, mas o objetivo era que uma daquelas crianças se tornasse o dono do local que iria se aposentar. Bom, eu li essa critica depois do episódio The Substitute, no mais por mais que o Jacob seja do mal, e isso se pareça com Caverna do Dragão, Lost é muito mais grandioso que isso, e a historia não se reduz apenas a olhar qual é a posição de Jacob, e sim toda a trama construída da serie. Se olharem por exemplo, no desenho todos os jovens guerreiros queriam voltar para o mundo deles, enquanto em Lost alguns não queriam sair da ilha.

Enviar um comentário

© 2008 Por *Templates para Você*